O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2025 começa na próxima segunda-feira, 17 de março, às 8h, e vai até o dia 30 de maio. A Receita Federal espera receber 46,2 milhões de declarações neste ano, um aumento significativo em relação aos 43,2 milhões registrados em 2024. Com a expectativa de um número maior de contribuintes, é fundamental que todos estejam atentos às mudanças e prazos para evitar imprevistos.
Novidades e melhorias na plataforma de declaração
Uma das grandes novidades para este ano é a reformulação da plataforma online para a declaração do Imposto de Renda. A aplicação foi completamente reconstruída, tornando-se mais fácil de usar e mais interativa. De acordo com a Receita Federal, o sistema foi desenvolvido ao longo dos últimos três anos, com o objetivo de proporcionar uma experiência mais eficiente e amigável para os contribuintes.
Embora a tecnologia tenha mudado, as informações que precisam ser declaradas permanecem as mesmas. A principal diferença está na interface e na maneira como as pessoas vão interagir com a plataforma, que agora oferece uma navegação mais intuitiva e com recursos adicionais que visam facilitar o processo.
Cronograma de Restituição do Imposto de Renda 2025
Os contribuintes que escolherem receber a restituição do Imposto de Renda 2025 por meio de PIX e optarem pela declaração pré-preenchida terão prioridade no processo de restituição. Confira a ordem de priorização para a restituição:
- Contribuintes com 80 anos ou mais;
- Contribuintes com 60 anos ou mais, deficientes e portadores de moléstia grave;
- Contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério;
- Contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber a restituição via PIX;
- Contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou escolheram o PIX para receber a restituição;
- Demais contribuintes.
Calendário de Restituição:
- Primeiro lote: 30 de maio;
- Segundo lote: 30 de junho;
- Terceiro lote: 31 de julho;
- Quarto lote: 29 de agosto.