Imposto de Renda 2025: Prazo de entrega começa segunda-feira (17) e primeiras restituições em 30 de maio

Imposto de Renda 2025: Prazo de entrega começa segunda-feira (17) e primeiras restituições em 30 de maio
Imagem: Agência Gov

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2025 começa na próxima segunda-feira, 17 de março, às 8h, e vai até o dia 30 de maio. A Receita Federal espera receber 46,2 milhões de declarações neste ano, um aumento significativo em relação aos 43,2 milhões registrados em 2024. Com a expectativa de um número maior de contribuintes, é fundamental que todos estejam atentos às mudanças e prazos para evitar imprevistos.

Novidades e melhorias na plataforma de declaração

Uma das grandes novidades para este ano é a reformulação da plataforma online para a declaração do Imposto de Renda. A aplicação foi completamente reconstruída, tornando-se mais fácil de usar e mais interativa. De acordo com a Receita Federal, o sistema foi desenvolvido ao longo dos últimos três anos, com o objetivo de proporcionar uma experiência mais eficiente e amigável para os contribuintes.

Embora a tecnologia tenha mudado, as informações que precisam ser declaradas permanecem as mesmas. A principal diferença está na interface e na maneira como as pessoas vão interagir com a plataforma, que agora oferece uma navegação mais intuitiva e com recursos adicionais que visam facilitar o processo.

Cronograma de Restituição do Imposto de Renda 2025

Os contribuintes que escolherem receber a restituição do Imposto de Renda 2025 por meio de PIX e optarem pela declaração pré-preenchida terão prioridade no processo de restituição. Confira a ordem de priorização para a restituição:

  1. Contribuintes com 80 anos ou mais;
  2. Contribuintes com 60 anos ou mais, deficientes e portadores de moléstia grave;
  3. Contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério;
  4. Contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber a restituição via PIX;
  5. Contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou escolheram o PIX para receber a restituição;
  6. Demais contribuintes.

Calendário de Restituição:

  • Primeiro lote: 30 de maio;
  • Segundo lote: 30 de junho;
  • Terceiro lote: 31 de julho;
  • Quarto lote: 29 de agosto.
Foto de Barbara Hane
Barbara Hane
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias