
Nesta sexta-feira, 24 , mais de 268 mil contribuintes que regularizaram pendências com a Receita Federal receberão suas restituições referentes à malha fina. A partir das 10h, será liberada a consulta ao lote de janeiro, que também inclui valores residuais de exercícios anteriores.
Ao todo, serão pagos R$ 864,83 milhões, dos quais R$ 402,88 milhões serão destinados a contribuintes prioritários, como idosos, pessoas com deficiência e professores.
Entre os contribuintes com prioridade, a maior parcela, 125.751 pessoas, informou a chave Pix do tipo CPF ou utilizou a declaração pré-preenchida, opções que desde 2023 oferecem vantagens no recebimento.
Outros grupos prioritários incluem 52.525 pessoas com idades entre 60 e 79 anos, 16.003 professores que têm no magistério sua principal fonte de renda, 7.321 idosos acima de 80 anos e 4.519 contribuintes com alguma deficiência ou doença grave.
A lista é complementada por 61.995 contribuintes que não se enquadram em nenhuma categoria prioritária e não indicaram uma chave Pix.
Como verificar a restituição?
Os contribuintes podem acessar as informações por meio do site da Receita Federal, clicando em “Meu Imposto de Renda” e na opção “Consultar a Restituição”. A consulta também está disponível no aplicativo oficial da Receita para dispositivos móveis.
Pagamento e situações de pendência
Os valores serão depositados diretamente na conta bancária ou chave Pix informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o depósito não ocorra, como em situações de contas encerradas, os valores ficam disponíveis por até um ano no Banco do Brasil.
Nesse caso, é possível solicitar o crédito para outra conta no Portal BB ou pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).
Restituições não resgatadas
Se o valor não for retirado dentro do prazo de um ano, o contribuinte deve acessar o Portal e-CAC para solicitar a devolução. O procedimento pode ser feito no menu “Declarações e Demonstrativos”, selecionando “Meu Imposto de Renda” e a opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.