Contribuintes da malha fina começam a receber restituições nesta sexta-feira

Contribuintes da malha fina começam a receber restituições nesta sexta-feira
Os valores serão depositados diretamente na conta bancária ou chave Pix informada na declaração do Imposto de Renda

 

Nesta sexta-feira, 24 , mais de 268 mil contribuintes que regularizaram pendências com a Receita Federal receberão suas restituições referentes à malha fina. A partir das 10h, será liberada a consulta ao lote de janeiro, que também inclui valores residuais de exercícios anteriores.

Ao todo, serão pagos R$ 864,83 milhões, dos quais R$ 402,88 milhões serão destinados a contribuintes prioritários, como idosos, pessoas com deficiência e professores.

Entre os contribuintes com prioridade, a maior parcela, 125.751 pessoas, informou a chave Pix do tipo CPF ou utilizou a declaração pré-preenchida, opções que desde 2023 oferecem vantagens no recebimento.

Outros grupos prioritários incluem 52.525 pessoas com idades entre 60 e 79 anos, 16.003 professores que têm no magistério sua principal fonte de renda, 7.321 idosos acima de 80 anos e 4.519 contribuintes com alguma deficiência ou doença grave.

A lista é complementada por 61.995 contribuintes que não se enquadram em nenhuma categoria prioritária e não indicaram uma chave Pix.

Como verificar a restituição?

Os contribuintes podem acessar as informações por meio do site da Receita Federal, clicando em “Meu Imposto de Renda” e na opção “Consultar a Restituição”. A consulta também está disponível no aplicativo oficial da Receita para dispositivos móveis.

Pagamento e situações de pendência

Os valores serão depositados diretamente na conta bancária ou chave Pix informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o depósito não ocorra, como em situações de contas encerradas, os valores ficam disponíveis por até um ano no Banco do Brasil.

Nesse caso, é possível solicitar o crédito para outra conta no Portal BB ou pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).

Restituições não resgatadas

Se o valor não for retirado dentro do prazo de um ano, o contribuinte deve acessar o Portal e-CAC para solicitar a devolução. O procedimento pode ser feito no menu “Declarações e Demonstrativos”, selecionando “Meu Imposto de Renda” e a opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias