Concurso

Obrigações eleitorais: Como comprovar em concursos públicos?

Publicado por
Cel. Glauber (editor-chefe)

As obrigações eleitorais são um assunto relevante quando se trata de concursos públicos, visto que para assumir o cargo público é preciso que o candidato esteja em dia com suas obrigações eleitorais. Ou seja, é necessário que o candidato tenha votado nas eleições ou que tenha justificado sua ausência.

Em nosso país o voto é obrigatório para cidadãos maiores de dezoito anos e menores de setenta anos. E de acordo com a legislação brasileira, quem não cumpre com essas obrigações pode ter problemas ao se candidatar a um cargo público.

Como comprovar obrigações eleitorais em concursos?

Há diversas maneiras de comprovar as obrigações eleitorais em concursos públicos. A primeira delas é apresentar o comprovante de votação que é fornecido pela Justiça Eleitoral após a votação.

Além do comprovante de votação, também é possível comprovar a regularidade eleitoral do candidato usando a Certidão de Quitação Eleitoral, que pode ser obtida de maneira gratuita no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

É importante ressaltar que a Certidão de Quitação Eleitoral tem validade de 60 dias a partir da data de envio. Logo, antes de apresentá-la em um concurso público, é bom verificar os dados de validade. Caso a certidão esteja vencida, será necessário emitir uma nova certidão.

Além disso, os candidatos com subsídios pendentes com a Justiça Eleitoral, como multas eleitorais não pagas, não poderão obter a Certidão de Quitação Eleitoral até que essas pendências sejam regularizadas.

Em casos em que o candidato não pôde votar é necessário apresentar uma justificativa eleitoral. Esse documento é emitido pela Justiça Eleitoral e comprova que o eleitor estava impossibilitado de votar nas datas das eleições. A justificativa eleitoral deverá ser apresentada juntamente com os demais documentos comprobatórios.

Portanto, ao se inscrever em um concurso público, verifique se é necessário comprovar suas obrigações eleitorais e obter a Certidão de Quitação Eleitoral para garantir a regularidade de sua situação eleitoral.

Cel. Glauber (editor-chefe)

Editor-chefe do Site JusTocantins, coronel da reserva da PMTO, formado em Segurança Pública, Direito e Administração de Empresas. Pós-graduado em Gestão Pública, Docência do Ensino Superior. Ex-Comandante Geral da PMTO, ex-Secretário de Justiça, Professor universitário, Pai de 4 filhos e 3 netos . Grato a DEUS pela minha vida

Compartilhar
Publicado por
Cel. Glauber (editor-chefe)