O seu canal diário de Notícias

Ministério da Gestão e Inovação anuncia inscrições para CNPU com 6.640 vagas em 21 órgãos federais; processo inicia nesta sexta-feira, 19

O modelo desenvolvido pelo MGI permite que os candidatos se inscrevam para mais de um cargo, desde que as escolhas estejam no mesmo bloco temático

 

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) iniciou as inscrições para o Concurso Nacional Público Unificado (CNPU) a partir desta sexta-feira, 19. Ao todo, serão disponibilizadas 6.640 vagas em 21 órgãos públicos federais. As inscrições podem ser realizadas até 9 de fevereiro.

O modelo desenvolvido pelo MGI permite que os candidatos se inscrevam para mais de um cargo, desde que as escolhas estejam no mesmo bloco temático. Essa abordagem visa atrair profissionais cujas habilidades e vocações estejam alinhadas com as funções oferecidas.

BLOCOS TÉCNICOS: 

Ao todo, o concurso é composto por oito editais, agrupados em diferentes blocos temáticos. Os candidatos são encorajados a escolher o bloco temático de acordo com suas preferências vocacionais e formações, visando uma melhor preparação para as provas.

  1. Infraestrutura, Exatas e Engenharias
  2. Tecnologia, Dados e Informação
  3. Ambiental, Agrário e Biológicas
  4. Trabalho e Saúde do Servidor
  5. Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
  6. Setores Econômicos e Regulação
  7. Gestão Governamental e Administração Pública
  8. Nível Intermediário

INSCRIÇÃO E EDITAIS:

As inscrições devem ser feitas pela PLATAFORMA GOV.BR , com período de 19 de janeiro a 9 de fevereiro. A escolha do bloco temático é crucial para uma inscrição bem-sucedida. Os editais estão disponíveis na página oficial do Concurso AQUI.

As provas serão realizadas em 5 de maio, abrangendo 220 locais em todo o país. Essa distribuição busca facilitar o acesso de candidatos de diferentes regiões, especialmente aqueles que residem em locais distantes e enfrentavam dificuldades anteriores para participar de concursos públicos.

CLASSIFICAÇÃO E LISTA DE ESPERA: 

A classificação será baseada nas notas obtidas pelos candidatos. Mesmo que um candidato não seja classificado em sua primeira opção, ele permanecerá na lista de espera para as vagas indicadas inicialmente durante a inscrição.

Em entrevista ao Programa ‘Bom dia, Ministra’, Esther Dweck, titular do MGI, explicou que os candidatos convocados para opções subsequentes ainda permanecerão no cadastro de reserva das opções iniciais, podendo ser migrados para essas posições durante a vigência do concurso.

CRONOGRAMA DO CNPU: 

O MGI divulgou o cronograma do CNPU para que os interessados possam acompanhar as datas-chave:

  • 19/01 a 09/02/2024: Inscrições
  • 29/02/2024: Divulgação dos dados finais de inscrições
  • 29/04/2024: Divulgação dos cartões de confirmação
  • 05/05/2024: Aplicação das provas
  • 03/06/2024: Divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e de redação
  • 30/07/2024: Divulgação final dos resultados
  • 05/08/2024: Início da convocação para posse e cursos de formação

DÚVIDAS E ORIENTAÇÕES: 

Para consultar os editais e obter informações sobre o concurso, acesse a página oficial do MGI. O MGI também realiza transmissões ao vivo diárias para esclarecer dúvidas e orientar os interessados em participar do Concurso.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais