Nessa quarta-feira, 11 , os Correios anunciaram que o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) será o responsável pela organização do concurso público nacional da estatal. O concurso terá dois editais, um para nível médio, para o cargo de Agente de Correios, e outro para nível superior, para o cargo de Analista de Correios.
Ao todo, serão oferecidas 3.468 vagas, sendo 3.099 para nível médio e 369 para nível superior. O salário inicial para o cargo de Agente de Correios será de R$ 2.429,26, enquanto para Analista de Correios será de R$ 6.872,48.
Do total de vagas, 20% serão reservadas para candidatos negros e 10% para pessoas com deficiência.
Processo e objetivos do concurso
O concurso é parte das promessas da atual gestão dos Correios e resulta das negociações do Acordo Coletivo de Trabalho, com o objetivo de fortalecer a empresa. A estatal também foi retirada da lista de privatizações pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva no início de seu governo.
Detalhes das provas
Para o cargo de Agente de Correios, a prova será objetiva, com questões de conhecimentos gerais e específicos, e servirá para eliminar e classificar candidatos. Para Analista de Correios, haverá uma prova objetiva e uma prova discursiva, que consistirá em uma redação.
Mais informações sobre o concurso, como os locais de aplicação das provas, serão divulgadas com a publicação dos editais, prevista ainda para setembro.
Sobre os Correios
Os Correios são a principal empresa pública de logística e entrega de encomendas no Brasil, com mais de 360 anos de história. A estatal possui uma grande infraestrutura, com mais de 10 mil agências, 8 mil unidades operacionais, 23 mil veículos e 87 mil funcionários. Para mais informações, visite o site oficial: www.correios.com.br.