A Polícia Militar do Tocantins (PMTO) anunciou, por meio da Fundação Getulio Vargas (FGV), organizadora do concurso, alterações nos editais do Curso de Formação de Oficiais (CFO) e do Curso de Formação de Praças, nas modalidades Quadro de Praças da Polícia Militar (QPPM) e Quadro de Praças Especialistas (QPE). As mudanças envolvem a etapa em que será conferida a estatura mínima exigida para ingresso nas carreiras da corporação.
A principal alteração retira a obrigatoriedade de verificar a altura mínima durante a Avaliação de Capacidade Física (ACF). Com a retificação, essa checagem passa a ocorrer na Avaliação Médica e Odontológica. “Caso o candidato não atenda ao requisito de altura, será considerado inapto e, consequentemente, eliminado do concurso”, destacou a PMTO.
As mudanças também alteram a descrição da ACF, retirando a menção à eliminação por não realizar a medição de estatura. Além disso, a Avaliação Médica e Odontológica passou a explicitar que sua função inclui conferir a altura do candidato, bem como examinar testes, exames clínicos e possíveis condições de saúde que impeçam a aprovação.
Garantia de manutenção dos demais critérios
A PMTO esclarece que os demais itens e subitens dos editais permanecem sem alterações. As retificações foram assinadas pelo Coronel Flávio Santos Brito, presidente da Comissão do Concurso, e pelo Coronel Marizon Mendes Marques, presidente das Comissões dos Concursos.
Acesso às retificações
Os interessados podem consultar a retificação diretamente no site da Fundação Getulio Vargas (FGV). A leitura completa dos documentos é recomendada para evitar dúvidas.