O seu canal diário de Notícias

Dia do índio ou dia dos Povos Indígenas? Entenda o que mudou

A mudança ocorreu como parte de um movimento de conscientização e respeito à diversidade dos povos indígenas do Brasil

Algumas pessoas se depararam com uma mudança de nomenclatura nesta quarta-feira, 19, do que era anteriormente conhecido como “Dia do Índio” para “Dia dos Povos Indígenas”.

Essa mudança ocorreu como parte de um movimento de conscientização e respeito à diversidade dos povos indígenas do Brasil, reconhecendo que eles não são um grupo homogêneo e que possuem diferentes culturas, línguas e tradições.

O antigo “Dia do Índio” celebrado nesta data tinha um tom mais comemorativo, enquanto o “Dia dos Povos Indígenas” tem um caráter mais reflexivo.

Buscando ressaltar a importância de reconhecer e valorizar a diversidade cultural dos povos indígenas, além de lutar pelos seus direitos e proteger seus territórios.

Em julho de 2022, a Lei 14.402 foi aprovada, oficializando a mudança em questão.

Lucia Alves, psicopedagoga e moradora da região sul de Palmas, comentou sobre o assunto: “Se para o índio a palavra é considerada problemática por não ser um termo que considera a diversidade dos povos indígenas, é preciso que todos os cidadãos entendam o quanto isso é importante, para todos nós também”, frisou.

A psicopedagoga, que trabalha com educação infantil, ainda salientou, que isso precisa ser trabalhado de forma bem didática, despertando neles ( público infantil) um interesse ainda maior pela diversidade.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais