O seu canal diário de Notícias

TRE-TO realiza preparação das urnas eletrônicas com fiscalização pública

Essas etapas são cruciais para garantir a realização das eleições municipais nas 33 zonas eleitorais do estado

 

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) deu início, na última quarta-feira, 25, às Cerimônias Públicas para a Geração das Mídias e à Preparação das Urnas Eletrônicas. Essas etapas são cruciais para garantir a realização das eleições municipais nas 33 zonas eleitorais do estado.

Neste primeiro momento, estão sendo geradas as mídias que contêm informações sobre candidatos e eleitoras/eleitores. Após a geração, essas mídias serão inseridas nas urnas eletrônicas, que, em seguida, receberão um lacre de segurança assinado pelo juiz eleitoral e por representantes das entidades fiscalizadoras, em um ato conhecido como lacração das urnas.

Na 29ª Zona Eleitoral, em Palmas, o juiz eleitoral substituto, Luiz Zilmar dos Santos Pires, explicou o processo de geração de mídias e lacração. E, enfatizou a importância da transparência, convidando cidadãs e cidadãos a acompanharem os procedimentos realizados pelos cartórios eleitorais, assim como as entidades fiscalizadoras, incluindo partidos políticos e o Ministério Público.

Compromisso com a transparência

Jonas Demostene Ramos, diretor-geral do TRE-TO, participou do primeiro dia de procedimentos e destacou que, segundo a Resolução nº 586/2024 do TRE-TO, todos os procedimentos devem ser concluídos até domingo, 29. “Assegurar ao eleitor tocantinense o direito do exercício à cidadania por meio do voto é garantir a democracia de forma justa, eficaz e segura na escolha dos seus representantes. A Justiça Eleitoral do Tocantins não tem poupado esforços para obter resultados de total excelência nas eleições municipais deste ano”.

Segurança dos procedimentos

O secretário de Tecnologia da Informação do TRE-TO, Valdenir Júnior, reiterou que os sistemas utilizados passaram por testes de segurança e serão instalados nas urnas eletrônicas. Ele mencionou que, no sábado, softwares auditados e validados serão instalados, garantindo a integridade do processo eleitoral.

Ana Cecília Catapan, chefe de cartório, detalhou que a geração das mídias será feita em momentos separados devido à quantidade de seções eleitorais. “Aqui na 29ª Zona Eleitoral, dado o tamanho e a quantidade de seções, primeiro realizamos a geração das mídias em momento separado. Além disso, vamos fazer a verificação das funcionalidades dos estoques das zonas eleitorais, com a emissão da zerésima no sábado, após a preparação das urnas, de acordo com o calendário eleitoral”.

Entenda o processo de geração de mídias: 

  • Mídia de Carga: contém o software da urna, informações sobre partidos, federações e dados dos eleitores.
  • Mídia de Votação: registra todas as operações de votação, incluindo as fotos das candidaturas.
  • Mídia de Resultado: usada na apuração dos resultados.

Após a geração das mídias, as urnas são preparadas, lacradas e identificadas por zona eleitoral, município e seção. As mídias de carga e de votação de contingência são acondicionadas em envelopes de segurança lacrados. O procedimento final inclui a conferência dos dados nas urnas, garantindo a integridade e autenticidade dos sistemas eleitorais.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais