Governador Wanderlei Barbosa garante apoio do Exército no Combate às queimadas no Tocantins

Governo mobiliza tropas do 22º Batalhão de Infantaria e amplia ações para conter incêndios florestais

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, anunciou o apoio do Exército Brasileiro no combate às queimadas que assolam o estado. Após uma reunião com o ministro da Defesa, José Múcio, foi garantida a atuação do 22º Batalhão de Infantaria de Palmas nas operações para controlar os focos de incêndio. O reforço militar integra um conjunto de medidas adotadas pelo governo estadual, como a contratação de até 500 brigadistas e a liberação de R$ 6 milhões para ações emergenciais.

As queimadas no Tocantins aumentaram 103% em comparação com o ano anterior. Em resposta, o governo montou uma força-tarefa com diversas instituições, incluindo o Ibama e o Naturatins, além de brigadas locais, para intensificar as operações de combate. Na quarta-feira (11), o governador se reuniu com secretários de Estado e representantes de municípios para discutir novas estratégias de prevenção e contenção de incêndios, incluindo a criação de um benefício emergencial destinado a famílias afetadas.

Entre outras iniciativas, o governo entregou 25 veículos e equipamentos ao Naturatins e decretou estado de emergência em diversas regiões. Essas medidas visam a ampliar a capacidade de resposta às queimadas, que têm devastado áreas rurais e prejudicado a produção agrícola e pecuária.

A publicação de um boletim semanal sobre condições climáticas e riscos de incêndio, com dados do Centro de Inteligência Geográfica, é outra ação para monitorar a situação. O Tocantins já registrou mais de 11 mil focos de queimadas em 2024, e os municípios de Lagoa da Confusão, Pium e Formoso do Araguaia são os mais afetados.

Além das ações imediatas, o governo mantém o projeto “Foco no Fogo”, que desde 2020 reúne mais de 30 instituições para conscientizar a população sobre os riscos das queimadas. Este ano, a iniciativa será ampliada para 60 municípios, com campanhas educativas, palestras e orientações sobre prevenção de incêndios florestais.

Com essas medidas, o governo do Tocantins busca minimizar os danos ambientais e sociais causados pelas queimadas e garantir uma resposta rápida e eficiente ao problema.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia Mais