O seu canal diário de Notícias

Naturatins e Defesa Civil realizam fiscalização em praias do Tocantins

No decorrer da operação, foram fornecidas orientações sobre o manejo correto dos resíduos sólidos e verificados os documentos de licenciamento relacionados às atividades turísticas e de pesca

 

No último fim de semana, o Governo do Tocantins, através do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), em colaboração com a Defesa Civil Municipal de Paranã, concluiu uma série de ações de fiscalização nas praias situadas na confluência dos Rios Paranã e Palma, no extremo sul do estado. Esta operação, que faz parte da “Operação Naturatins nas Praias”, também incluiu os municípios de São Salvador e Peixe, localizados ao longo do Rio Tocantins.

As atividades realizadas visaram promover a preservação ambiental, verificar a conformidade das estruturas de acampamentos temporários e garantir que os materiais utilizados em construções e estabelecimentos comerciais fossem corretamente descartados ao final da temporada. Os fiscais do Naturatins orientaram sobre práticas sustentáveis e a importância da preservação do meio ambiente durante suas visitas aos acampamentos e aos estabelecimentos locais.

Elismar Regis, agente da Defesa Civil de Paranã, destacou o sucesso da operação. “Finalizamos nosso trabalho de conscientização ambiental em parceria com o Naturatins e os órgãos ambientais municipais com os turistas de várias regiões do Tocantins e do Brasil aqui na Praia do Dominguinhos. Entre outros aspectos como a segurança aquática, orientamos sobre o descarte de resíduos para que no ano que vem, este mesmo turista volte e encontre este ambiente limpo e preservado”.

No decorrer da operação, foram fornecidas orientações sobre o manejo correto dos resíduos sólidos e verificados os documentos de licenciamento relacionados às atividades turísticas e de pesca na região.

Importância da Conscientização

Romário Maracaípe, fiscal ambiental do Naturatins, detalhou a importância das ações realizadas. “Aqui é uma região muito interessante porque ocorre um fenômeno muito bonito, a confluência do Rio Paranã e Palma, onde os dois se encontram e por cerca de 40 km vão desaguar no Rio Tocantins, formando uma bacia importante contemplando várias praias, regiões bem focadas pelos turistas por essa água verde turquesa, um convite para desfrutar as belezas do nosso Tocantins, e, por isso, a importância de conscientizar as pessoas para que esta e as futuras gerações usufruam desta beleza natural”.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais