O seu canal diário de Notícias

Polícia Civil do Tocantins prende indivíduo por tentativa de fraude eleitoral

Suspeito tentou alterar seu domicílio eleitoral utilizando comprovante falso

Na manhã desta terça-feira, 16, a Polícia Civil do Tocantins, por meio da 17ª Delegacia de Itaguatins, efetuou a prisão de um indivíduo de 22 anos, morador da cidade de Tocantinópolis, pela prática do crime de inscrição fraudulenta de eleitor, conforme previsto no Art. 289 do Código Eleitoral.

Segundo o delegado Antônio Bandeira, responsável pelo caso, o indivíduo compareceu à junta eleitoral na manhã do mesmo dia, tentando alterar seu domicílio eleitoral de Tocantinópolis para Maurilândia, apresentando um comprovante de endereço falso.

No entanto, o servidor da justiça eleitoral identificou a tentativa de fraude e encaminhou o eleitor à 17ª Delegacia de Polícia de Itaguatins. Diante da situação, a autoridade policial ordenou que o indivíduo fosse conduzido ao município de Araguatins para autuação em flagrante delito, de acordo com o artigo 289 do Código Eleitoral.

De acordo com as declarações do delegado Antônio Bandeira, o suspeito admitiu informalmente que seu próprio irmão, residente em Maurilândia, o induziu ao crime, inclusive fornecendo o comprovante falso. O delegado plantonista estipulou uma fiança no valor de dois salários mínimos, que foi paga pelo indivíduo, garantindo-lhe o direito legal de responder ao processo em liberdade.

Para o delegado Antônio Bandeira, trata-se de um crime grave, em que o autor tentou fraudulentamente mudar seu domicílio eleitoral, valendo-se de um comprovante falso. “Após nos depararmos com essa situação, que estava sendo tentada em um ano eleitoral, vamos revisar algumas inscrições de troca de domicílio eleitoral que levantem suspeitas, para assegurarmos que todos os procedimentos legais foram seguidos conforme determina a justiça eleitoral”, afirmou o delegado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais