Governador Wanderlei Barbosa sanciona leis que ampliam direitos e inclusão no Tocantins

Avanço na reserva de vagas em concursos e mudanças no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher marcam as iniciativas

Na manhã desta sexta-feira, 29 de dezembro, o governador Wanderlei Barbosa sancionou duas leis de grande impacto para o estado do Tocantins. A primeira delas institui a reserva de vagas em concursos públicos do Poder Executivo para pessoas negras, indígenas e quilombolas. A segunda altera o corpo de membros do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim-TO), marcando um avanço significativo na promoção da igualdade de gênero e inclusão.

 

Lei Estadual de Cotas: Inclusão nos Concursos Públicos

A Lei Estadual de Cotas n° 4.344/2023 foi sancionada pelo governador e estabelece a reserva de vagas para pessoas negras, indígenas e quilombolas nos concursos públicos do Poder Executivo. Aprovada pela Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) em 14 de dezembro, a lei é fruto de uma colaboração entre a Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), a Secretaria de Estado da Administração (Secad) e a Casa Civil.

O governador Barbosa destacou a importância da iniciativa, enfatizando seu compromisso em proporcionar igualdade de oportunidades. “Acredito na contribuição social que as populações indígena, negra e quilombola podem trazer para o Tocantins e estamos trabalhando para que todos tenham as mesmas oportunidades”, afirmou.

Governador Wanderlei Barbosa sanciona leis que ampliam direitos e inclusão no Tocantins
Governador Wanderlei Barbosa sancionou Lei Estadual de Cotas, que institui reserva de vagas para pessoas negras, indígenas e quilombolas em concursos públicos do Poder Executivo – Foto: Loise Maria/Governo do Tocantins

 

Cedim-TO: Mudanças no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher

A Lei n° 4.345/2023 modifica a Lei n° 4.237/2023, que cria o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, conhecido como Cedim-TO. A alteração redefine a composição do conselho, que agora contará com 20 membros titulares e 20 suplentes, majoritariamente mulheres. Vinculado à Secretaria de Estado da Mulher, o Cedim-TO é um órgão colegiado, consultivo, deliberativo, fiscalizador e normativo, buscando promover a igualdade de gênero em diversos setores da sociedade.

As pastas com representação no Conselho incluem secretarias de Estado da Mulher; da Cidadania e Justiça; da Saúde; da Educação; dos Esportes e Juventude; da Segurança Pública; da Agricultura e Pecuária; do Meio Ambiente e Recursos Hídricos; do Trabalho e Desenvolvimento Social; e da Indústria, Comércio e Serviços. Cada pasta poderá indicar até 10 membros. Além disso, as reuniões do Cedim-TO serão abertas para a participação de outros órgãos e entidades da sociedade civil organizada, públicos ou privados, sem direito a voto.

 

Lei de Custas Processuais: Prorrogação para 2025

O governador Wanderlei Barbosa também sancionou, nesta mesma manhã, a prorrogação do prazo da Lei nº 4.240/2023 para 2025. Esta lei trata do reajuste das custas processuais. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Tocantins, Gedeon Pitaluga, acompanhou o governador durante a sanção. Barbosa destacou o compromisso de sua gestão com o Poder Judiciário, a prestação jurisdicional e o acesso à Justiça ao aprovar a prorrogação da lei.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia Mais