Resultado definitivo e posse digital: Concurso da Educação marca avanço na gestão estadual
Governo do Tocantins divulga resultados finais e inova com posse digital para agilizar integração de novos servidores
O Governo do Tocantins, por intermédio das Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e da Administração (Secad), anunciou nesta quinta-feira, 30, no Diário Oficial do Estado (DOE), os resultados definitivos da Perícia Médica e do concurso da Educação, uma iniciativa inserida no Programa de Fortalecimento da Educação (Profe).
Os dados, agora disponíveis no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela realização do certame, revelam que a convocação dos aprovados está programada para ocorrer após o término do ano letivo em curso. A Secad, encarregada do processo, irá orientar os novos servidores sobre os procedimentos para a posse digital, incluindo documentação necessária, processos online e suporte técnico.
A posse digital, pioneira no estado, tem como objetivo simplificar a logística para os recém-aprovados, notadamente para aqueles que residem em outros estados brasileiros. Essa abordagem visa eliminar barreiras geográficas, proporcionando uma experiência mais rápida e eficiente.
A formação e início das atividades para os novos professores da rede estadual de educação estão previstos para janeiro de 2024.
“Esse concurso era aguardado há muito tempo e está sendo concretizado na nossa gestão, o que representa o compromisso com esses profissionais tão importantes para a formação dos nossos estudantes. Essa é, sem dúvida, uma das maiores conquistas realizadas este ano. Parabéns a todos os aprovados,” enfatizou o governador Wanderlei Barbosa.
O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, reforçou o compromisso do Governo do Tocantins com a educação no estado. “Essa é mais uma ação do Profe e que representa o compromisso dessa gestão com a valorização dos servidores. Esses novos professores vão colaborar para que o estado do Tocantins seja destaque e oferte ainda mais um ensino de qualidade. Que os novos servidores sejam bem-vindos e, juntos, vamos construir uma educação transformadora,” concluiu o secretário.
O secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica Filho, parabenizou os aprovados e destacou o compromisso da gestão atual com a realização do certame. “Parabenizo os candidatos que lograram êxito no concurso e que em breve passarão a integrar o quadro de servidores públicos do Estado, por meio da nomeação e procedimentos de posse. Em função do não alcance de notas e requisitos mínimos, o quantitativo total de vagas não foi preenchido. Agradecemos a todos os participantes e contamos com o empenho dos selecionados para fortalecer a educação em nosso Estado.”
Concurso da Educação: Aguardado por mais de 14 anos, o concurso disponibilizou 5.242 vagas para os cargos de professor da educação básica, coordenador pedagógico, orientador educacional e professor da educação básica e coordenador pedagógico na educação indígena. Com um total de 35.986 inscritos, as provas foram aplicadas em 11 de junho. Atualmente, com o reajuste de 11%, somado à data-base de 5,93%, a remuneração inicial para os aprovados é de R$ 5.674,35.