O seu canal diário de Notícias

Tribunal de Contas do Tocantins realizou evento alertando sobre a importância de garantir direitos das crianças

Participaram os 139 municípios do Estado

Ocorreu visando compromisso com a primeira infância ocorreu na última quinta-feira (13), no Centro de Convenções Mauro Cunha, localizado na cidade de Gurupi. O evento contou com a presença do conselheiro e presidente do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO), André Luiz de Matos Gonçalves.
De acordo com a prefeita do município, Josi Nunes, o objetivo é abranger não somente Gurupi, mas também todos os 139 municípios de Tocantins. “A ação visa atender os direitos e segurança de crianças com idades de 0 a 6 anos, e assim assumir o compromisso com a população em geral”, destacou Josi.
Segundo a gestora, no município já foram desenvolvidos vários projetos voltados para as crianças, porém graças ao Tribunal de Contas do Tocantins, notou-se que as políticas públicas deveriam ser integradas e tornadas mais transparentes.
Já o presidente do TCE/TO, elogiou a iniciativa feita pela gestão municipal em relação da criação de projeto que abranjam a sociedade gurupiense.
Em contrapartida, a prefeita destacou que a parceria com o TCE/TO, é de grande importância de unir forças entre as instituições e assim promover uma infância plena, saudável e segura.
“Os gestores de todos os municípios estão empenhados em garantir uma melhoria na vida de nossas crianças, inclusive com a criação de outros projetos foi observada uma melhora nesse quesito”.
O evento contou ainda com a presença de Lígia Braga, coordenadora de Auditorias Especiais do TCE/TO, que foi uma das responsáveis por estar ministrando a palestra com o tema: “Primeira Infância – Prioridade Absoluta”.
Durante conversa com os participantes, a coordenadora, destacou a importância do ambiente tranquilo para o desenvolvimento integral das crianças, com idades de 0 a 6 anos, bem como reduzir os riscos da pobreza, e com isso garantir para elas um futuro saudável, promissor, e longe dos perigos.
“ Precisamos enfatizar a importância de colocar a política da primeira infância dentro do orçamento público, auxiliando o município a então conseguir estabelecer metas e assim conseguir alcançar bons resultados”, finalizou.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais