O seu canal diário de Notícias

Em momento com a imprensa, Desembargadora apresenta proposta do TJ-TO de aproximar Justiça e cidadão

Presidente Itelvina Sampaio falou sobre E-proc, planejamento estratégico, participação feminina nas cadeiras e relacionamento com a imprensa

Lembrando que nesta quarta, 7, é celebrado o Dia da Liberdade de Imprensa, a desembargadora Etelvina Sampaio abriu a conversa informal, intitulada de ‘Café com a Imprensa’, em que fez a apresentação do Plano de Gestão 2023-2025, e ainda abordou temas como os 12 anos da instituição do E-proc no Tocantins, a maior presença feminina nas cadeiras de liderança da casa e o relacionamento com o cidadão e com a imprensa.

Participaram do encontro membros do Tribunal de Justiça, a equipe da Diretoria de Comunicação, representantes de veículos de comunicação do Estado, incluindo o JusTocantins, a presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado do TO, Alessandra Bacelar e o presidente da Associação de Veículos de Comunicação, Alex Câmara.

Gestão

O slogan e parte da campanha de publicidade institucional foram apresentados pela Diretora de Comunicação do TJ- TO, Kezia Reis, e traz os dizeres: ‘Próxima e Inovadora’.  Conforme destacou a jornalista, a proposta é mostrar a intenção da gestão em tornar a Justiça mais próxima do cidadão. O discurso foi endossado pela presidente, que afirmou. “Nosso cliente é o cidadão, chegar até ele, garantir seu atendimento. Porque é o que muitos desejam, é ter a atenção do poder judiciário, querem ser atendidos”, afirmou, acrescentando que essa proximidade é mediada pelos veículos de comunicação.

Dentre os destaques do encontro, a presidente do TJ – TO, ressaltou que o poder judiciário tocantinense é o terceiro do País em qualidade do portal da Transparência, o que, na opinião da magistrada, garante acesso a informações, inclusive à imprensa local.

Celeridade

Outro tema foi o sistema digital dos processos, o E-proc.  A desembargadora informou que atualmente tramitam 545 mil processos no Judiciário tocantinense. Conforme os dados do órgão, apresentados na ocasião, nos últimos 6 meses, foram 93 mil processos julgados, e só este ano 114 mil distribuídos.

“Atualmente, graças a digitalização do formato, os processos são julgados com mais celeridade, processos que antes levavam anos agora são julgados em seis meses”, ressaltou a presidente.

Participação feminina

Logo na recepção aos presentes a desembargadora fez questão de enfatizar que atualmente há uma maior participação feminina na diretoria da Casa, já que as mulheres ocupam a presidência, a corregedoria, a vice- corregedoria, e outros postos, somando um total de 5 vagas. “É uma mudança, um empoderamento que precisamos destacar. São todas mulheres de muita competência”, disse ao JusTocantins.

Etelvina Maria Sampaio Felipe substitui o desembargador João Rigo Guimarães. Ela atua há mais 30 anos no judiciário tocantinense. Tem formação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1982). Pós-graduada em Direito Ambiental pela Universidade Federal de Goiás e mestre em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos pela Universidade Federal do Tocantins em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense  (Esmat).

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais