MP aponta problemas graves em UTI de hospital em Araguaína e cobra solução imediata da Saúde do Tocantins

MP aponta problemas graves em UTI de hospital em Araguaína e cobra solução imediata da Saúde do Tocantins
Foto: Reprodução

 

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) encaminhou uma recomendação à Secretaria Estadual da Saúde (SES) e ao Hospital Instituto Sinai Araguaína cobrando correções urgentes na UTI da unidade. Segundo o órgão, os problemas colocam pacientes em risco e envolvem estrutura, higiene, equipamentos e falta de profissionais.

As falhas foram identificadas em duas inspeções: uma feita pela 5ª Promotoria de Justiça de Araguaína em dezembro de 2024 e outra realizada pela equipe técnica da própria SES em 2025. A avaliação é de que os problemas não só continuaram, como ficaram mais sérios.

Os técnicos encontraram infiltrações, mofo, superfícies danificadas e climatização ruim condições que não atendem ao padrão mínimo exigido para uma UTI e que elevam o risco de infecção hospitalar.

Também foram relatados problemas na disponibilidade e na manutenção de itens essenciais, como ventiladores mecânicos, bombas de infusão, monitores multiparamétricos e até o carrinho de emergência, que precisa estar sempre pronto para uso.

A quantidade de profissionais trabalhando na unidade não atende aos parâmetros mínimos obrigatórios. A falta de equipe impacta diretamente o atendimento e coloca os pacientes em situação vulnerável.

Lixo hospitalar e medicamentos com falhas de controle

As equipes encontraram irregularidades no manejo do lixo hospitalar infectante e falhas no armazenamento e controle de medicamentos incluindo frascos sem data de abertura, itens vencidos ainda em uso e produtos sem rastreabilidade.  Essas falhas ferem regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Recomendação enviada à SES e ao hospital

O MPTO enviou a recomendação em 27 de janeiro, direcionada à SES e ao Hospital Instituto Sinai Araguaína. O documento foi enviado às áreas responsáveis pela gestão da saúde estadual e também aos proprietários e diretores do hospital.

O que a SES precisa fazer

Entre as obrigações cobradas do Estado estão:

  • realizar fiscalização periódica no hospital;

  • verificar se o contrato está sendo cumprido;

  • elaborar relatórios técnicos;

  • determinar adequações;

  • reforçar as equipes de enfermagem, fisioterapia e outros profissionais da UTI.

O que o hospital deve resolver imediatamente

  • corrigir problemas estruturais da UTI;

  • garantir que equipamentos funcionem corretamente;

  • ajustar a Farmácia Satélite da UTI;

  • assegurar equipes médica e assistencial completas.

Documento assinado pela promotora

A recomendação foi assinada pela promotora de Justiça Bartira Silva Quinteiro, da 5ª Promotoria de Justiça de Araguaína.  O MP destaca que continuará acompanhando o caso até que todas as irregularidades sejam solucionadas.

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias