Campinas, 31 de outubro por Bruna Vaz – Você ama acerola, mas não tem um quintal espaçoso para cultivar? Não se preocupe, você pode cultivar essa frutinha rica em vitamina C em vasos no conforto da sua casa.
Aliás, com as dicas que vamos te dar você vai poder plantar acerola e outras frutas, a maioria é feita da mesma forma.
Antes de tudo, você precisa escolher o vaso certo. Opte por um vaso grande, com cerca de 40 a 50 litros de capacidade. Isso dará às raízes da aceroleira espaço suficiente para crescer. Certifique-se de que o vaso tenha furos no fundo para a drenagem da água, evitando o acúmulo em excesso.
O próximo passo é preparar o solo. Use uma mistura de terra de boa qualidade, composta de partes iguais de terra comum de jardim, substrato orgânico e perlita ou vermiculita para melhorar a drenagem. Encha o vaso com essa mistura, deixando alguns centímetros de espaço na parte superior.
Você pode adquirir mudas de acerola em viveiros ou lojas especializadas em jardinagem. Certifique-se de escolher mudas saudáveis e com boa aparência. Se estiver plantando a partir de sementes, elas devem ser previamente germinadas em um recipiente separado.
Faça um buraco no solo do vaso, coloque a muda no centro e cubra com terra até a altura do colo da planta. Aperte levemente a terra ao redor da muda para firmá-la. Regue bem após o plantio para ajudar a eliminar bolhas de ar e estabelecer a muda.
Coloque o vaso em um local que receba pelo menos 6 horas de luz solar direta por dia. A acerola adora o sol, e isso é essencial para o desenvolvimento das frutas. Se você estiver cultivando dentro de casa, certifique-se de que a planta receba luz suficiente através de uma janela bem iluminada.
Regue sempre, de preferência pela manhã. Use um adubo equilibrado, rico em nutrientes, a cada dois meses para fornecer os nutrientes necessários para o crescimento saudável. Tome cuidado com as ervas daninhas que costumam aparecer nos vasos.
Faça podas regulares para controlar o tamanho da planta e estimular o crescimento das frutas. Remova galhos mortos e doentes. Fique atento a pragas e doenças. Esses insetos como pulgões podem acabar com as suas platinhas, porque eles vão comendo elas aos poucos.
As acerolas vão amadurecer em alguns meses. Quando estiverem bem vermelhas e maduras, é hora de colher. Use luvas, pois os frutos são delicados e podem se machucar facilmente.
Plantar acerola em casa não é nada complicado como parece. No entanto, ela é uma planta que demanda certo cuidado. Costuma dar fungo nas folhas e quando eles entram em contato com a pele, coçam demais. Tenha cuidado.