Londrina, quarta-feira, 20 de setembro de 2023. Por Eduardo Morais – A rosa do deserto é uma flor linda que é muito comum em jardins. Mas você sabia que ela é uma suculenta? Pois é, por causa de seu caule largo, que é considerada como tal.
Existem algumas dicas que podem ser seguidas para que sua rosa do deserto esteja sempre bonita e florida em casa.
Essa planta gosta bastante de claridade. Se ela estiver plantada num vaso dentro de casa, é bom sempre deixar ela perto de uma janela onde entre iluminação direta.
Já que ela é uma planta suculenta, ela armazena água dentro do seu caule, por isso não precisa ser regada todos os dias. Isso faria até mal para a plantinha.
Uma dica é colocar o dedo na terra onde ela está plantada e ver se está muito seca. Se sim, pode regar, se ainda estiver muito úmida, espere mais um dia. Durante o verão é bom intensificar essa rotina de regas, pois o solo pode ficar seco mais cedo.
Já que falamos sobre o solo, outra dica: a rosa do deserto não gosta de solo argiloso, porque ela armazena água, então isso pode apodrecer suas raízes. É bom misturar areia à terra, pois ela ajuda o solo ficar mais drenado.
Para podar é só tirar os ramos mais feinhos, que adoeceram ou morreram. Às vezes, eles ficar secos e podem tirar a forma da planta e prejudicar seu crescimento. Aí é só cortar esses raminhos.
Já para fertilizar é só comprar um fertilizante balanceado e usar como for ensinado em suas instruções de uso. Uma boa dica é diluir seu conteúdo durante a rega.
A principal dica é deixar o solo mais drenado que úmido. Essa é a chave para o sucesso da rosa do deserto, que é uma planta linda que deixar a casa mais linda ainda.
Para usar ela na decoração, compre um vaso bem bonito, existem opções que se imitam concreto, com cores que combinam bem com as flores. Deixe a flor sobre uma mesinha de canto bem bonita, perto da janela, que mudará o ambiente e deixará a casa mais linda.