São Gonçalo do Sapucaí, sexta-feira, 08 de setembro, por Igor Gouvêa – O legal design, surge como uma prática extremamente relevante no setor jurídico atual. No Brasil, ele está sendo explorado unindo design e direito para simplificar a linguagem jurídica, o que garante melhor acesso da população geral ao mundo jurídico sem a linguagem complexa do juridiquês.
Imagine que você decide empreender e precisa lidar com várias leis e contratos. Como não é um especialista na área, a complexidade da linguagem jurídica pode causar confusão e dificultar a compreensão dos processos. É aí que entra o legal design, uma abordagem criada para simplificar o acesso do cidadão aos termos jurídicos.
O legal design faz parte de uma grande inovação jurídica, surgindo como resposta à demanda por transparência, eficiência e acessibilidade. O legal design contribui para a criação de produtos e serviços que sejam claros, intuitivos e centrados no usuário, ajudando a lidar melhor com toda a questão jurídica.
Pode-se dizer que o Brasil trata de legal design com a confiança necessária, já que está em processo desenvolvimento e promete revolucionar o setor. Ele se mostrou eficaz ao transmitir mais transparência e clareza na hora de passar informações.
O legal design também tem contribuído para aumentar a eficiência dos serviços jurídicos, o que também beneficia os profissionais do direito. Isso já é uma realidade em empresas focadas no jurídico, como legaltechs e lawtechs, por exemplo. O legal design é usado como estratégia para criar soluções focadas no usuário. Sua aplicação permite uma maior interação entre profissionais do direito e tecnologia, agregando valor a ambas as partes e resultando em serviços de alta qualidade.
Vale lembrar que o legal design não se aplica apenas ao design visual. Trata-se de uma abordagem relacionada também à linguagem jurídica escrita, com objetivo maior de simplificar a linguagem e torná-la mais compreensível. No Brasil, essa estratégia é muito importante, já que somos um país com um sistema jurídico bastante complexo.
Portanto, o legal design no Brasil ainda é um caminho a ser trilhado. Entretanto, o progresso já feito indica um futuro repleto de potencial. Em um mundo cada vez mais digital, é imprescindível garantir um acesso simplificado e eficiente ao direito. Dominar o legal design é um diferencial competitivo tanto para advogados quanto para empresas de tecnologia jurídica.