Projeto para reduzir acidentes no trânsito avança e já alcança 45,5% das cidades do Tocantins

Projeto para reduzir acidentes no trânsito avança e já alcança 45,5% das cidades do Tocantins
Foto: Detran/Governo do Tocantins

 

O projeto de modernização da sinalização viária urbana no Tocantins segue em ritmo acelerado, alcançando a marca de 45,5% de conclusão. Sob a coordenação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-TO), a iniciativa mobiliza atualmente 12 frentes de serviço simultâneas, focadas na instalação de sinalização vertical e horizontal para melhorar a mobilidade urbana nos municípios.

Os trabalhos incluem o reforço na pintura de faixas de pedestres, delimitação de áreas de parada e a implantação de novas placas de regulamentação e advertência.

As equipes operam em diversas regiões do estado. Entre as cidades com serviços em andamento estão Aliança do Tocantins, Itacajá, Miranorte, Pedro Afonso, Taguatinga, Tocantinópolis, Xambioá, Aparecida do Rio Negro, Araguaçu, Carrasco Bonito, Filadélfia, Araguacema, Augustinópolis, Campos Lindos e Colmeia.

O governador Wanderlei Barbosa enfatiza que o investimento é uma prioridade para a proteção dos cidadãos. “A execução dos trabalhos propicia mais estrutura e segurança para os municípios e nosso objetivo é preservar vidas, melhorar a mobilidade e garantir que os tocantinenses tenham um trânsito cada vez mais seguro”.

Planejamento técnico e redução de acidentes

A estratégia do órgão é baseada em critérios técnicos para garantir que a sinalização seja eficiente e duradoura. O monitoramento rigoroso de cada etapa visa organizar o fluxo de veículos e pedestres, minimizando os riscos de colisões e atropelamentos.

O presidente do Detran, Hercy Filho, detalha o progresso da operação. “Já alcançamos 45,5% de execução, com equipes atuando simultaneamente em várias regiões do estado. Este é um trabalho planejado, baseado em critérios técnicos, o que vai fortalecer a sinalização viária e contribuir diretamente para a redução de sinistros e a organização do trânsito nos municípios”.

A expectativa do governo estadual é que, com a conclusão das frentes de trabalho, o trânsito no interior do Tocantins ganhe em fluidez e ofereça maior segurança jurídica e viária para condutores e pedestres.

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias