O Governo do Tocantins abriu as inscrições para os Programas de Residência Médica 2026. Ao todo, são 19 vagas oferecidas pelo Hospital Regional de Araguaína (HRA) e pela Escola Tocantinense do SUS (Etsus), em parceria com a Afya/Unitpac.
As oportunidades são para as áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Anestesiologia, Cirurgia Cardiovascular, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Medicina da Família e Comunidade. As atividades práticas serão realizadas no HRA, na rede municipal de saúde e no Hospital Dom Orione.
O secretário estadual da Saúde, Carlos Felinto, destacou a importância da iniciativa. “A Residência Médica é um investimento estratégico que qualifica profissionais e amplia o acesso da população a uma assistência mais resolutiva, além de incentivar a permanência de médicos na região”, afirmou.
Impacto no norte do Tocantins
A gerente da Etsus, Rosimeire Menez, ressaltou que o programa ajuda a fortalecer o atendimento especializado. “A Residência Médica no Norte do Tocantins representa um marco essencial para fortalecer a assistência especializada na região”, disse.
Como se inscrever
As inscrições seguem até 31 de janeiro e devem ser feitas exclusivamente pelo site da Unitpac. Todas as regras estão disponíveis no edital do processo seletivo.
Etapas da seleção
-
Prova objetiva, com até 90 pontos
-
Análise curricular, com até 10 pontos
A prova será aplicada em Araguaína, no campus da Unitpac, a partir das 8h15, com duração de quatro horas.







