Categorias: Finanças

Veja como solicitar o auxílio-doença

Publicado por
Eduarda Villela

Vila Velha, 12 de Novembro de 2023, por Eduarda Villela. O auxílio-doença é um benefício previdenciário emitido pelo INSS. Sem dúvidas, é um dos principais auxílios para quem tem problemas de saúde e não vai poder trabalhar por um tempo. O trabalhador precisa seguir algumas normas específicas para ter o direito de receber o valor do programa.

Auxílio-doença: veja como funciona

O INSS emitiu um alerta sobre as normas relacionadas com o benefício do programa conhecido como aúxilio-doença. Normalmente, o processo de aprovação costuma ser lento e bastante burocrático, pois há uma longa fira de espera para conseguir receber o valor que o trabalhador tem direito.

Vale lembrar que o trabalhador precisa estar atento com duas questões fundamentais para solicitar o auxílio: a carência e a qualidade do segurado. A primeira tem semelhanças com a carência dos planos de saúde, pois é preciso ter cerca de 12 contribuições para ter o benefício. Já o segundo ponto, tem a ver com o direito de receber os benefícios enquanto tiver a contribuição do INSS.

É importante saber que o governo costuma alterar algumas regras em relação a esse benefício, por isso é preciso estar atento com algumas questões. Por isso, tome cuidado na hora de pesquisar sobre o assunto, já que a lei sofre mudanças e é necessário avaliar se as normas são recentes para o trabalhador no geral.

Aprenda a solicitar o auxílio-doença

Antigamente, para solicitar o auxílio-doença era fundamental ir até o INSS para emitir o seu direito. Todavia, agora é possível iniciar o processo por meio do site oficial com o sistema Atestemed. Além de poder baixar o aplicativo do órgão, disponível pelo Android ou IOS, o sistema vai guiar o usuário para enviar os documentos mais importantes.

Para ter direito ao benefício do governo, é preciso avaliar os brasileiros que necessitam de se afastar de forma temporária das suas atividades profissionais. Os trabalhadores que solicitam um afastamento de até 15 dias, têm a opção de receber a sua licença remunerada. Porém, é fundamentar estar de acordo com as regras adotadas pelo regime CLT.

Eduarda Villela

Graduada em Publicidade e Propaganda pela Faesa, atuo como Redatora e Gestora de Tráfego. Apaixonada por entretenimento, moda, negócios e viagens.