Vai negociar o valor do aluguel? Veja essas 3 dicas

O valor pago mensalmente pelos inquilinos costuma sofrer reajustes pesados durante a renovação; veja como negociar.

Seja por questão financeira ou para se adequar a uma vida profissional que exige mudanças de cidade com mais frequência, pagar aluguel é a realidade de milhões de brasileiros. De acordo com a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), pouco mais de 20% da população em 2022 morava em imóvel alugado. Por isso, é necessário saber negociar o valor do aluguel, para que não seja um grande peso no orçamento do inquilino e nem deixe o proprietário com prejuízo.

Como negociar o valor do aluguel?

O valor do aluguel residencial compromete grande parte da renda dos inquilinos, independente da classe social. Nas classes sociais mais baixas, esse peso pode afetar a ponto de o inquilino não conseguir lidar com os pagamentos e ter de deixar o imóvel, indo morar em locais sem o mínimo de infraestrutura.

Para evitar dificuldade ao escolher um imóvel para locação, é importante saber negociar o valor do aluguel. Não é tarefa fácil, mas, com algumas dicas, é possível chegar a um valor que fique bom para o inquilino e para o proprietário.

Um ponto importante é evitar os chamados “contratos de gaveta”, ou seja, sem nenhum documento assinado formalmente. A falta de comprovação de vínculo entre inquilino e locador pode trazer problemas, como não conseguir provar o valor atual do aluguel, possíveis danos no imóvel e demais situações.

Três dicas para ficar de olho ao negociar o aluguel

As três dicas abaixo ajudam ao negociar o valor do aluguel de um imóvel de um jeito mais fácil, lembrando que é importante levar em conta qual o indexador escolhido para embasar o aumento do aluguel (IGPM, IPCA, etc.).

Pesquise pelos imóveis da região: antes de iniciar a negociação, pesquise os valores de aluguel de imóveis parecido na região para ter uma ideia do valor justo do aluguel. É importante também estar preparado para apresentar as razões para o pedido de não-reajuste ou redução do aluguel.

Citar itens como a condição do imóvel, a localização ou a concorrência também ajudam na negociação. Mesmo assim, pode ser necessário fazer concessões, pois se o locador não estiver disposto a reduzir o valor do aluguel, dá para argumentar outros aspectos do contrato, como o tempo de contrato ou as responsabilidades por reparos.

Seja profissional: mesmo que não esteja satisfeito com o valor do aluguel, é importante ter uma postura profissional para manter uma boa relação com o locador do imóvel. Além da educação e profissionalismo durante a negociação, ter paciência também é importante, já que as conversas podem levar algum tempo.

Converse com o proprietário pessoalmente: uma conversa frente a frente é sempre a melhor maneira de negociar, construindo um relacionamento mais respeitoso e de confiança.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia Mais