Saiba como evitar o novo e velho “Golpe da Maquininha”

Uma pesquisa divulgada recentemente pela Federação Brasileira dos Bancos apontou que cerca de três em cada dez brasileiros já foram vítimas de algum golpe financeiro, sendo que as estratégias utilizadas pelos estelionatários são diversificadas. Um golpe muito popular continua fazendo vítimas pelo país: o golpe da maquininha, que induz o cliente a pagar um valor muito mais alto do que o combinado.

Mesmo que o sistema de pagamentos por cartão de crédito seja seguro, os estelionatários utilizam de ideias consideradas simples para enganar os clientes, que acabam por notar o golpe, muitas vezes, somente quando chega a fatura do cartão de crédito. Por isso, é importante seguir as dicas abaixo e ficar atento para não ter surpresas desagradáveis na hora de conferir a fatura do cartão.

Com medidas simples, é possível não sofrer o chamado golpe da maquininha

O golpe da maquininha vem fazendo vítimas pelo Brasil há muito tempo, apenas variando o modus operandi conforme a farsa vai sendo divulgada. Os golpistas se aproveitam da distração das vítimas para digitarem valores muito mais altos do que os originais, sendo que as vítimas só percebem a fraude quando a empresa administradora do cartão manda alguma notificação ou quando vão verificar a fatura.

Ao perceber o golpe, a vítima deve fazer um boletim de ocorrência informando o máximo de detalhes possíveis para ajudar na identificação dos estelionatários. Além disso, deve entrar em contato com a administradora de cartões ou com banco para relatar o golpe e cancelar a cobrança da fatura.

Se possível, a vítima deve pedir o cancelamento do cartão utilizado no golpe porque, dependendo das circunstâncias, o golpista pode ter copiado os dados, estando apto para utilizá-lo em outras situações.

Outro fator importante é ficar mais atento com as cobranças. Antes de efetuar o pagamento, o cliente deve conferir se o valor digitado na maquininha corresponde ao serviço prestado e não digitar a senha ou realizar pagamento antes dessa conferência.

Se o vendedor afirmar que a maquininha não registrou o pagamento, o cliente deve conferir no aplicativo do banco ou do cartão de crédito para ter certeza de que nenhum pagamento foi efetuado, evitando cobranças em duplicidade.

Uma medida de segurança para evitar o golpe da maquininha é não deixar o responsável por receber o pagamento se afastar com a maquininha e o cartão de crédito; assim, é mais garantido que não haverá clonagem do cartão e nem digitação de valor diferente do combinado. Dependendo do tipo de compra, como pedidos de comida por aplicativos, por exemplo, é mais seguro pagar pela plataforma, pois o cliente terá a certeza do valor pago.

Foto de Redação
Redação
Redação do Site JusTocantins.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias

Tocantins atinge adesão total ao Selo UNICEF 2025-2028 em todos os municípios

  O Ministério Público do Tocantins (MPTO) anunciou que os 139 municípios do estado aderiram ao Selo UNICEF 2025-2028, um marco histórico alcançado por meio da articulação direta do MPTO. Com a adesão, cada cidade se compromete a implementar ações intersetoriais em saúde, educação, assistência social, participação cidadã e combate às violências até 2028. Ao […]

Prefeito Eduardo Siqueira define prorrogação do concurso da Educação e garante convocações conforme déficit de vagas

  O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, recebeu nessa terça-feira, 26, quatro representantes da comissão do cadastro de reserva do concurso da Educação do município. Durante o encontro, o prefeito comentou os impasses e reforçou que as decisões precisam considerar a realidade orçamentária atual. “O planejamento orçamentário realizado para o concurso da Educação foi […]

Lototins expande operação para Araguaína e planeja levar pontos de atendimento a todos os municípios do Tocantins

  Após iniciar operações em Palmas, a Lototins foca agora em Araguaína, no norte do Tocantins, expandindo sua atuação com comerciantes e empreendedores parceiros nesta semana. “Já estamos de forma online em todo o Tocantins. E o nosso departamento comercial busca parcerias com comerciantes e empreendedores que queiram ter mais essa opção em seus estabelecimentos. […]