Finanças

Jornada de trabalho de 4 dias por semana será testada no Brasil – Descubra como funcionará!

Publicado por
Igor Gouvê

São Gonçalo do Sapucaí, sábado, 13 de maio, por Igor Gouvêa – O Brasil vai realizar um experimento relativo. Entre os meses de junho e dezembro de 2023, será testada no país a jornada de trabalho de 4 dias por semana. Em outras palavras, o teste tem o intuito de medir os impactos na produtividade e qualidade de vida dos trabalhadores.

A ideia nasceu com a 4 Day Week,  uma organização sem fins lucrativos. A iniciativa busca rebater o pensamento de que mais horas de trabalho aumentam a produtividade. Na realidade, muitos estudos já demonstraram justamente o contrário, que longas jornadas de trabalho geram estresse e excesso de fadiga nos funcionários, o que prejudica sua saúde física e mental, impactando negativamente no ambiente de trabalho.

No entanto, a redução da jornada de trabalho para quatro dias não vai acarretar em diminuição de salário. Nesse sentido, países como Emirados Árabes Unidos, Bélgica, Islândia e Reino Unido já adotaram esse método. Agora, o Brasil vai testar na prática como isso deve impactar a produtividade dos brasileiros.

Desse modo, as empresas brasileiras que se interessarem em participar do experimento podem se inscrever no site da 4 Day Week. Não há nenhum requisito específico para se candidatar, basta apenas acessar o site e realizar a inscrição.

Entretanto, haverá um custo para participar do teste, mas ainda não foi definido o valor. Durante o período de teste os trabalhadores dessas empresas terão a jornada reduzida para quatro dias, mas sem diminuição do salário.

Quais as vantagens de uma jornada de trabalho de quatro dias por semana?

A jornada de trabalho de quatro dias por semana trouxe significativas mudanças positivas para os trabalhadores e empresas. Pode-se destacar a diminuição do estresse, uma vez que reduz o risco de danos psicológicos como o Burnout, por exemplo. Além disso, a menor taxa de estresse trouxe mais bem-estar para os funcionários, o que levou as empresas a adotarem a nova jornada semanal como definitiva.

Outra melhoria notável foi a diminuição do número de trabalhadores doentes. Com a redução da pressão sobre os funcionários, também diminuiu o número de pedidos de licença médica, o que reduziu os custos das empresas com funcionários doentes.

Por fim, o que se pode concluir é que os países que adotaram a prática da jornada de trabalho de quatro dias por semana obtiveram ótimos resultados. Espera-se, portanto, que esses impactos positivos se repitam no Brasil e, quem sabe no futuro, os brasileiros também tenham essa jornada de trabalho definitivamente.

Igor Gouvê

Sou redator web há três anos. Atuo como copywriter e roteirista. Tenho direito como formação e redação publicitária e jornalística como paixão. Sou cinéfilo e pretendo ainda me especializar em roteiros para cinema.