Categorias: Finanças

Especialistas analisam o futuro do juros no Brasil

Publicado por
Eduarda Villela

Vila Velha, 31 de Outubro de 2023, por Eduarda Villela. Dados econômicos sobre a taxa de juros são fatores essenciais para avaliar a questão do futuro da economia brasileira. O destaque vai para a taxa básica, a famosa Selic, que é responsável por manter o controle da inflação por meio da política monetária do Banco Central.

Especialistas avalia a projeção do futuro da taxa de juros. Imagem de Pexels.

Taxa de juros no Brasil

A Selic é a taxa de juros básica que move a economia brasileira, é tão importante para o mercado que vai influenciar até a questão de investimentos. Os seus movimentos servem para os bancos que autorizam um empréstimo, ou até mesmo para o investir que recebe na hora de realizar uma aplicação financeira.

Veja mais: Banco Central: você sabe usar o conversor de moeda?

A taxa é responsável por ser um dos elementos centrais da política monetária do Brasil, a mesma se baseia no sistema de metas da inflação. O principal objetivo é assegurar a estabilidade de manter a economia em alto nível, além de evitar os descontroles de preço como os países do passado que tiveram perda de compra no mercado.

Uma das principais estratégias é saber como que o dinheiro circulará na economia, quanto maior os recursos, mais pessoas querem consumir. Na hora de aumentar a demanda por produtos e serviços, é preciso saber que os preços elevam. Com o financiamento mais alto, fica bem mais caro de emprestar a linha de crédito, o que diminui o consumo e cai os preços.

Mudanças para o futuro da taxa de juros

Uma das projeções para o futuro da taxa de juros no Brasil é saber que após 11 anos de estabilidade, a previsão é de aumento de 9% para 9,24% em 2024. Sem dúvidas, as mudanças têm a ver com grande incerteza do cenário fiscal brasileiro. Um exemplo é sobre a possibilidade de manter as metas das contas públicas em maior flexibilização.

Veja também: Taxa de juros: você sabe como os bancos a definem?

Os economistas associam os desafios do cenário internacional a curto prazo, o Copom espera que o Banco Central mantenha a sua estratégia para fazer um corte de 0,5 na taxa Selic, o que vai para 12,25% ao ano. No geral, é importante saber que as projeções econômicas para o futuro apontam um cenário preocupante para a economia brasileira.

 

 

Eduarda Villela

Graduada em Publicidade e Propaganda pela Faesa, atuo como Redatora e Gestora de Tráfego. Apaixonada por entretenimento, moda, negócios e viagens.