6 eletrodomésticos que consomem muita energia elétrica
Confira eletrodomésticos que consomem muita energia e formas de diminuir os gastos
São Gonçalo do Sapucaí, terça-feira, 20 de junho, por Igor Gouvêa – O excesso de gasto de energia elétrica é um problema muito comum em diversas residências brasileiras. Os eletrodomésticos, por sua vez, contribuem grandemente para que a conta de energia venha mais alta todos os meses. Por esta razão, muitas famílias procuram formas de economizar a conta de luz e evitar gastos desnecessários.
Pensando nisso, foi elaborada uma lista com 6 eletrodomésticos que consomem muita energia elétrica e maneiras de evitar o excesso de gastos utilizando-os de forma correta:
INSS 2023: confira os direitos de quem se aposentou por invalidez
Lâmpadas
A função da lâmpada é a iluminação de um ambiente escuro. De fato, as lâmpadas consomem muita energia elétrica e é importante saber qual o tipo que mais gasta. Dessa forma, é bom ter cuidado, pois as lâmpadas incandescentes gastam bem mais energia do que as fluorescentes e as de LED.
Outro cuidado é em relação ao tempo de luz acesa. Para evitar gastos desnecessários com energia, é importante deixar as luzes acesas apenas nos momentos do dia em que elas realmente forem necessárias. Evite luzes acesas durante o dia, antes do pôr-do-sol.
Microondas
O microondas também é um eletrodoméstico que consome muita energia. Desse modo, uma boa maneira de evitar um gasto muito alto com ele é mantê-lo desconectado da tomada quando não estiver sendo usado. Manter o microondas na tomada em tempo integral vai consumir exageradamente sua energia elétrica.
Chuveiro
Não é segredo para ninguém que o chuveiro é um dos maiores gastadores de energia que você tem na sua casa. Nesse sentido, é bom regular bem o tempo do seu banho e a temperatura do chuveiro. O modo inverno, que deixa a água mais quente, gasta bem mais energia. Tenha cautela com o tempo do seu banho, principalmente com água quente.
Televisão
Sem sombra de dúvidas, a televisão é um dos eletrodomésticos mais comuns nas casas brasileiras. Entretanto, ela pode se tornar uma vilã nos gastos de energia elétrica se for mal usada. Quando desligadas, em stand by, elas continuam consumindo energia e, consequentemente, gerando maiores gastos para você.
Assim sendo, uma dica importante é manter a televisão desconectada da tomada enquanto não estiver sendo usada. Além do mais, quanto mais televisores existirem em um determinado lar, maior o gasto quando eles permanecem conectados à tomada quando já desligados. Portanto, mantenha os televisores sempre fora da tomada quando não os estiver usando.
Reprodução: internet
Fogão elétrico
Outro vilão do consumo de energia elétrica é o fogão elétrico. Ele é imprescindível para o cotidiano de qualquer família, no entanto, deve ser usado com o devido cuidado. Dessa forma, o fogão elétrico é mais um eletrodoméstico que deve ficar fora da tomada quando não estiver sendo usado, a fim de evitar muitos gastos com energia elétrica.
Notebook
Por fim, o notebook, outro aparelho que deve ser desconectado da tomada quando não estiver sendo usado. O jeito correto de usar é igual ao celular, carregue-o e quando a bateria estiver cheia tire ele da tomada. Desse modo, sua energia elétrica será poupada e você ainda evitará riscos para o próprio notebook, como choques elétricos e outros danos.
Deve-se sempre ter em mente que a energia elétrica não pode ser desperdiçada, uma vez que seu desperdício é prejudicial para o meio ambiente em muitos casos e também prejudica o seu bolso, tornando sua conta de luz mais cara.
Em suma, é importante aplicar as dicas mencionadas e ter em mente um dos principais fatores para economia de energia elétrica, que é manter fora da tomada todos os aparelhos que não estiverem sendo usados naquele momento. Tenha certeza que se você começar a agir assim, sua conta de luz virá mais baixa no próximo mês.