Categorias: Finanças

A busca por crédito registra queda no Brasil

Publicado por
Eduarda Villela

Vila Velha, 28 de Outubro de 2023, por Eduarda Villela. O índice do Serasa Experian registrou uma queda pela busca de crédito entre os consumidores brasileiros. A pesquisa divulgou os dados associados com o mês de Setembro e apontou a terceira maior queda de todo o ano de 2023.

Demanda por crédito tem registro de queda. Imagem de Pexels.

Serviços de crédito

No mês de Setembro, de acordo com o Serasa Experian a busca de brasileiros por crédito teve uma queda de 13,7%. Os dados mostram a procura por empréstimos entre pessoas físicas e aponta uma grande variação com o mesmo período no ano passado. O índice já apresenta uma queda pelo 16º mês seguido.

Veja mais: Confira a modalidade de empréstimo com garantia de celular

A redução dos números está presente em todas as faixas de renda da população brasileira e em todos os estados ao fazer uma comparação anual. De acordo com os analistas de mercado, o cenário econômico tem influências da queda da taxa de juros, a Selic. Por causa disso, é esperado que essa variação fique até o mês de Dezembro.

Vale lembrar que a Taxa Selic mede a variação básica de juros na economia brasileira. Isso tem a ver com a queda nas taxas associadas com empréstimos e financiamentos realizados por bancos e instituições financeiras.

Registro de queda na busca por crédito

De acordo com o especialista do Serasa, a queda na busca por crédito tem a ver com os valores das taxas de empréstimos mais elevados em 2023. As famílias ficam com mais receio de solicitar um contrato no banco e preferem não arriscar pagamentos muito elevados na hora de dividir as parcelas.

Veja mais: Quais cartões de crédito trazem benefícios da sala VIP de aeroportos?

Ao analisar os últimos 12 meses, o indicador registrou a maior queda desde novembro de 2022, que teve o índice de redução de 31,6%. Por outro lado, o mês de Abril de 2023 apresentou a menor queda em relação aos outros períodos, o número registrado foi de -24%.

Mesmo com as reduções da Taxa Selic, os juros ainda estão elevados no Brasil. Atualmente, o indicador aponta 12,75% e ainda deve encerrar o ano acima de dois dígitos. Todos os estados mais o Distrito Federal apontaram o registro de queda na demanda por empréstimos, esse último foi o que teve a maior redução.

Eduarda Villela

Graduada em Publicidade e Propaganda pela Faesa, atuo como Redatora e Gestora de Tráfego. Apaixonada por entretenimento, moda, negócios e viagens.