Campanha eleitoral começa neste domingo,16 ; veja o que é permitido nas ruas e na internet

Campanha eleitoral começa neste domingo,16 ; veja o que é permitido nas ruas e na internet
Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

 

O prazo para partidos e candidatos registrarem as candidaturas para as Eleições 2026 termina neste sábado, 15.

A partir de domingo, 16, candidatos a presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual poderão iniciar oficialmente a propaganda eleitoral nas ruas e na internet.

A mudança marca o início de uma nova fase da disputa eleitoral, com candidatos autorizados a pedir votos publicamente e divulgar suas propostas dentro das regras estabelecidas pela Justiça Eleitoral.

Propaganda no rádio e na TV

O horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão começa em 28 de agosto e segue até 1º de outubro, conforme o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O período corresponde à campanha do primeiro turno.

Regras para emissoras

As restrições à programação das emissoras já estão em vigor desde 6 de agosto e buscam evitar tratamento privilegiado a candidatos, partidos e coligações.

A legislação também proíbe a veiculação de propaganda política fora dos horários previstos e estabelece regras para conteúdos jornalísticos e de entretenimento.

Entre as restrições estão a divulgação de pesquisas com identificação dos participantes ou manipulação dos resultados.

Filmes, novelas e programas de conteúdo satírico também não podem fazer referência positiva ou negativa a candidatos.

A votação para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual está marcada para 4 de outubro. Caso haja segundo turno para presidente ou governador, a votação será realizada em 25 de outubro.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias