O seu canal diário de Notícias

Concursos educação: Como se preparar para Concursos na área da Educação

Concursos educação: São muitas oportunidades todos os anos, principalmente em concursos de prefeituras pelo país. Trata-se da profissão mais nobre entre todas, que tem com papel mudar o rumo do país como um todo. É importante entender como funciona esses concursos, para se preparar para as melhores oportunidades.

Franca, 9 de outubro de 2023. Por Pedro Faria – Concursos educação: São muitas oportunidades todos os anos, principalmente em concursos de prefeituras pelo país. Trata-se da profissão mais nobre entre todas, que tem com papel mudar o rumo do país como um todo. É importante entender como funciona esses concursos, para se preparar para as melhores oportunidades.

Área da educação: milhares de oportunidades

Não há uma estatística clara a respeito, mas quem acompanha os concursos de perto tem a impressão que os cargos mais recorrentes são dos da área de educação. Isso acontece principalmente nos concursos abertos pela prefeitura. A razão é que a educação básica é responsabilidade principalmente dos municípios, que devem contratar os Professores de Educação Básica e todo o pessoal responsável pela manutenção de uma escola.

Além das prefeituras, abrem vagas também as Secretarias de Educação do Estado e as universidades, o que gera uma ampla gama de oportunidades em todos os níveis da federação.

Anuncios

Vagas de nível Médio

Veremos que a maior parte dos cargos oferecidos é para o cargo de Professor, no entanto, muitos concursos de todos os níveis podem oferecer vagas para monitores, zeladores, cozinheiros, ou seja, para todo o pessoal que dá suporte à instituição educacional para além da sala de aula.

Os concursos para estas vagas, em geral, aplicam apenas uma prova objetiva com questões de múltipla escolha como etapa única do Concurso. As principais matérias são língua portuguesa e matemática, sem que se tenha muita exigência de legislação e conhecimento específico. Até por ser um cargo de baixa exigência, os valores de remuneração são os menores.

O que é PEB?

No nível municipal, e com o maior número de oportunidades ano a ano, estão os cargos de Pedagogo e PEB, que é a sigla para Professor da Educação Básica. Enquanto o Pedagogo trabalha nas crecher municipais, com as crianças abaixo de 4 anos o PEB pode atuar nos anos iniciais ou finais do Ensino Fundamental.

Anuncios

Em geral, este cargo é muito bem remunerado, mesmo quando comparado com os salários do setor privado de educação. Isso acontece porque muitas cidades possuem um orçamento relevante para educação, tanto por arrecadação local, quanto pelos repasses obrigatórios do Governo Federal.

Para estas vagas, o processo seletivo envolve prova objetiva e discursiva, além de, em alguns casos, prova de títulos. As principais matérias são língua portuguesa e matemática, legislação e conhecimentos específicos de cada área de ensino, no casos dos PEBs.

Professores de Ensino Médio

Os cargos de professor do ensino médio são alvo de controversa. Isso porque a qualidade do ensino varia muito entre os Estados, responsáveis pela contratação dos professores nesse nível. Existem estados que são referência nacional e remuneram bem os profissionais, como é o caso do Ceará, e outros que possuem uma remuneração baixa e condições de trabalho precárias, como no estado de São Paulo.

Estas condições não são regra, e muitas vezes é possível que um concurso para o ensino médio em um estado ruim possa oferecer bons salários. Isso ocorre justamente como uma ação para reverter um déficit regional.

Anuncios

Por isso, não há regra geral para se preparar ou focar nesses concursos: a melhor saída é estar atento aos editais e verificar se o que está sendo oferecido envolve ensino técnico também, que costuma pagar melhor.

Professores universitários

Para muitos, o cargo de professor universitário é o ápice da profissão educacional. Isso porque é na universidade onde estão os melhores salários e condições de trabalho.

Contudo, o processo seletivo destes centros universitários é muito rigoroso, exigindo do candidato não apenas provas objetivas e discursivas, como também uma formação sólida como pré-requisito. Assim, se preparar para esses cargos pode envolver anos de estudos e formação, além de paciência para esperar a vaga adequada.

Por outro lado, tem sido cada vez mai comum as universidades abrirem concurso para cargos de ensino médio e técnico para dar suporte às atividades acadêmicas. Há também cargos de auxiliar administrativo cada vez mais comuns, com remunerações justas e um processo seletivo relativamente simplificado.

 

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais