Londrina, sábado, 20 de maio de 2023. Por Luciana Bataglia – Desde 2022 muitos concursos vêm sendo aguardados em todo o país, e este para a Polícia Civil está entre eles.
No início de março foram divulgadas novidades na internet, uma delas é que a banca organizadora será a Vunesp, a comissão para o concurso já foi formada e são 3500 vagas ao total divididas em dois concursos.
A ACADEPOL (Academia da Polícia Civil), confirmou que haverá ainda em 2023 a abertura de edital para colocação de escrivão, investigador de polícia, médico legista e delegado. A quantidade de vagas por região e por cargo, serão divulgadas apenas no edital.
A diretora da ACADEPOL, Dra. Márcia Heloísa Mendonça Ruiz, já anunciou que serão de fato dois editais, um até junho de 2023 e o outro até novembro de 2023. O número alto de vagas é para preencher os cargos necessários até 2026, segundo a Dra Márcia.
A Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) é uma instituição responsável pela elaboração e aplicação de exames e processos seletivos, principalmente no estado de São Paulo, no Brasil. A Vunesp é conhecida por organizar provas de vestibulares, concursos públicos, processos seletivos para ingresso em universidades e outras instituições de ensino.
A prova da Vunesp geralmente segue um formato padrão, mas pode variar dependendo do tipo de processo seletivo ou concurso em questão. No caso do vestibular, a prova é desenvolvida para avaliar os conhecimentos e habilidades dos candidatos que desejam ingressar em uma universidade.
As provas da Vunesp costumam ser compostas por questões objetivas de múltipla escolha, onde o candidato deve escolher a alternativa correta entre as opções apresentadas. Essas questões abrangem diversas áreas do conhecimento, como língua portuguesa, matemática, ciências humanas, ciências da natureza, além de redação
A corporação, atende o estado mais populoso do Brasil, já passaram dos 12 bilhões de habitantes. Fundada em 1841, vem crescendo e separando departamentos internos de acordo com o aumento das necessidades do Estado.
Ao todo a Polícia Civil de São Paulo já possui 25 órgãos internos, além das delegacias especializadas distribuídas pelos maiores municípios. Dentre elas estão a Delegacia da Mulher, Delegacia de Crimes Cibernéticos e a Delegacia de Inteligência.