A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), retomou nessa quinta-feira, 8, a entrega de fitas de glicemia, essenciais para o acompanhamento de pacientes com diabetes atendidos pelo SUS. Todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) da capital estão sendo abastecidas gradativamente. A Semus orienta que os usuários procurem sua USF de referência para informações sobre retirada e acompanhamento.
O fornecimento das fitas foi retomado após ajustes no processo de compras, garantindo maior segurança, previsibilidade e continuidade na distribuição. Com a reorganização, a Semus reforça o cuidado com pacientes com doenças crônicas, oferecendo suporte necessário para monitoramento constante da saúde.
A secretária de Saúde, Dhieine Caminski, destacou que a contratação de fornecedores seguiu critérios técnicos rigorosos, avaliando capacidade logística, histórico de fornecimento e compatibilidade com normas públicas. Segundo ela. “Garantir o acesso regular às fitas de glicemia fortalece o cuidado, previne complicações e melhora a qualidade de vida dos usuários do SUS”.
Fitas de glicemia e seu uso
As fitas de glicemia são utilizadas com o glicosímetro para medir o nível de açúcar no sangue, permitindo um controle rápido e seguro do diabetes, tanto pelos profissionais de saúde quanto pelos pacientes.
Na rede pública, a distribuição segue os protocolos do SUS, priorizando pacientes acompanhados pelas USFs. O uso regular das fitas contribui para melhor controle da doença, prevenção de complicações e fortalecimento do cuidado contínuo.








