Campinas, 9 de outubro, segunda-feira, por Lorrane Vaz – A panela de pressão pode ser extremamente útil na nossa cozinha. Isso porque ela pode servir para preparar feijão, carne de panela, caldos, legumes cozidos e diversas outras preparações necessárias na nossa rotina.
Entretanto, se você não souber utilizar, sempre podem ter diversos riscos que você irá correr. Um deles é que essa panela venha a explodir na sua casa e causar grandes transtornos e talvez até mesmo ser fatal. Para descobrir qual erro você não pode cometer, vem com a gente conferir esse conteúdo. Fique atento ao nosso artigo do JusTocantins.
- Veja mais: Dicas de como plantar bambu da sorte em casa
Nunca cometa esse erro com a panela de pressão
A primeira coisa que você deve se atentar e levar em consideração, é que a borracha da panela de pressão deve estar em perfeitas condições e ainda muito bem encaixada, isso porque se ela estiver com defeito ou fora do lugar, ela não irá isolar toda pressão, fazendo com que a panela comece a ‘estufar’ e depois exploda.
É tentador querer cozinhar grandes quantidades, mas não encha a panela até a borda. Deixe um espaço para que o vapor possa se acumular sem pressionar demais. Você também sempre deve manter a atenção nesse equipamento, porque se você sai da cozinha e acontece algum problema, você certamente não irá ver, e assim acontece todo risco.
Erro fatal que todo mundo comete
Depois de desligar o fogo, não abra imediatamente a panela. Muitas pessoas chegam a colocar essa panela em baixo da torneira sobre água corrente para tirar a pressão, mas essa prática não é correta e não é indicada, ela apresenta grandes riscos e pode acabar prejudicando você e fazendo a panela explodir, como já dissemos antes.
Evite colocar alimentos que produzem muita espuma na panela de pressão, como grãos e leguminosas, pois podem obstruir a válvula de liberação de pressão. Ao usar a panela de pressão pela primeira vez, leia atentamente as instruções do fabricante para entender o funcionamento específico do modelo.
Cada panela pode funcionar de uma maneira específica, e saber como a sua funciona é essencial para fazer bom uso. Agora você não irá mais correr riscos, conta para nós nos comentários se você aprendeu todas as dicas.