Gengibre: como plantar essa famosa planta através do broto
Você vai se surpreender com essa técnica
Cuiabá, 24 de abril de 2023, por Maria Fagundes – O gengibre é uma raiz muito poderosa bastante utilizada pelos brasileiros todos os dias. Ela tem diversos benefícios que fazem bem para saúde, incluindo ação anti-inflamatória, sendo muito utilizada para o tratamento da gripe.
Apesar de ser bastante usado, o gengibre não é uma planta muito fácil de se cultivar, por isso, nós do JusToncantis vamos te ensinar nesse artigo o passo a passo de como plantar essa raiz poderosa.
Como plantar gengibre
Como o gengibre é plantado através de rizamos, você precisará adquirir um rizoma fresco que tenha brotos que darão origem às folhas e caules da planta.
Após esse passo você terá que escolher o local do plantio. Sugerimos um solo bem frenado com bastante matéria orgânica e que tenha solo fértil e luz solar.
O próximo passo é o plantio, faça covas de aproximadamente 5 cm de profundidade e uma distância de 20 a 30 cm entre cada rizoma. Pode ser plantado direto no solo.
Cuidados com o cultivo
Cuidados com o cultivo: Mantenha o solo levemente úmido, regando regularmente, mas evitando o encharcamento. O gengibre também gosta de alta umidade, então é recomendável pulverizar água nas folhas e ao redor da planta para criar um ambiente úmido. Além disso, você pode aplicar um fertilizante orgânico ou adubo rico em nutrientes a cada 2-3 meses para estimular o crescimento.
Colheita
Após passado alguns meses, a sua plantação já vai começar a dar brotinho, que dão origem as folhas e caules. Desse modo, você já pode retirar as folhas m ais jovens para usar na alimentação. Mas, lembrando que é necessário de 8 a 10 meses para a planta atingir a sua maturidade completa, assim será capaz de desenvolver rizomas para uma colheita de sucesso.
Considerações
Vale lembrar ainda, que o gengibre é considerado uma planta tropical, por isso ela precisa de condições boas de cultivo, levando em consideração a temperatura quente e umidade boa. Você também precisa certificar que as condições para o cultivo estão adequadas, assim vai obter melhores resultados.