O seu canal diário de Notícias

Como plantar rosas: cuidados e técnicas especiais

Veja dicas bem práticas para ter flores no seu jardim

Goiânia, 19 de junho, segunda-feira, por Ellen Alves – Quer aprender como plantar rosas na sua casa? As rosas são aquelas flores incríveis que todo mundo adora, né? Elas são lindas, cheirosas e têm um significado todo especial.

Se você tá a fim de plantar rosas no seu jardim, é importante saber dos cuidados e das técnicas especiais pra garantir que elas cresçam e floresçam maravilhosamente. Sendo assim, bora conferir as dicas essenciais pra ter sucesso no plantio de rosas? Acompanhe esse artigo que o JusTocantins preparou para você!

Como cultivar rosas: dicas e truques para cultivar flores saudáveis
Como plantar rosas – Reprodução: Canva

Veja agora: Como ter um pé de limão no apartamento

Como plantar rosas na sua casa e ter um jardim florido

Anuncios

Leve em conta o clima e as condições do solo da sua região. Tem uma porrada de variedades de rosas por aí, como as híbridas, trepadeiras e arbustivas. É importante pegar aquelas que são adequadas pro lugar onde você mora, considerando a quantidade de sol e o tipo de solo.

Antes de plantar as rosas, é bom dar aquele trato no solo. Elas gostam de solos que drenam bem e são ricos em matéria orgânica. A dica é cavar uma área de uns 30 centímetros de profundidade e misturar um composto orgânico massa, tipo húmus de minhoca, pra deixar o solo mais fértil e segurar a água.

A hora de colocar as rosas na terra chegou! Cava um buraco largo e fundo o suficiente pras raízes ficarem confortáveis. Espalha as raízes com cuidado no buraco, sem deixar elas dobradas ou amontoadas. E olha só, deixa a parte enxertada (aquele ponto onde a rosa é unida ao porta-enxerto) no mesmo nível do solo. Depois é só cobrir com terra, dando uma apertadinha pra firmar a planta.

As rosas precisam de uma boa rega pra crescerem bonitas e saudáveis. Nos primeiros meses depois do plantio, é bom regar regularmente, mantendo o solo úmido, mas não encharcado. Depois que elas estiverem bem estabelecidas, uma rega profunda por semana é suficiente. Ah, e não esquece de dar uma forcinha com um fertilizante específico pra rosas, seguindo as instruções certinho.

As rosas podem sofrer com doenças e pragas, então é bom ficar de olho e protegê-las. Dá uma checada regular nas plantas pra ver se tem algum sinal de doença, como manchas nas folhas ou crescimento estranho. Se notar alguma coisa, usa produtos orgânicos ou pede ajuda de um expert pra tratar direitinho.

Anuncios

Veja também: Como cultivar carambola em casa: de preferência em vasos

A poda é uma etapa importante pra incentivar o crescimento e a floração das rosas. Lá pro final do inverno ou começo da primavera, faz uma poda tirando os galhos mortos, fracos ou danificados. Corta acima de um broto saudável, inclinando a tesoura num ângulo de 45 graus.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais