Como plantar babosa em vaso: Aprenda agora mesmo!
Cultive sua própria babosa em casa e aproveite seus benefícios para a saúde e beleza.
Terça-feira, 25 de abril, por Maria Fagundes – A babosa é uma das mais popularmente conhecidas da família das plantas suculentas. Visto que, é cada vez mais utilizada nos cuidados com a pele, cabelo e mais propriedades medicinais que oferece para quem a procura.
Dentre os benefícios que se encontra na babosa estão a hidratação da pele, o tratamento de queimaduras solares, fortalecimento do cabelo, melhora da digestão, fortalecimento do sistema imunológico e ainda a redução do colesterol. Com todos esses benefícios fica difícil não querer uma dessa em casa. Agora nos do JusTocantins, vamos ensinar o passo a passo para se plantar uma babosa em vaso.
Passo a passo para plantar babosa
O passo básico para essa planta é escolher o vaso certo. Esse recepiente precisa ter furos de drenagem no fundo para permitir a saída da água que pode se acumular e assim evitando o encharcamento.
O segundo passo seria escolher o substrato ideal. Nesse caso já existe o específico para suculentas e cactos, que pode ser encontrado em lojas de jardinagem. Outra solução seria fazer a sua própria mistura, utilizando areia, permita e terra vegetal, use sempre a mesma quantidade, e nesse caso, precisa conferir muito bem se a drenagem está funcionando de forma correta para não reter muita umidade.
Plantio
Para realizar o plantio perfeito, a escolha da muda boa é essencial, sempre busque fontes confiáveis, seja de uma planta mãe saudável ou lojas confiáveis. Sempre conferindo se as raízes estão saudáveis e as folhas sem sinais de danos.
O ato do plantio deve ser feito de forma minuciosa, fazendo uma camada de substrato no fundo do vaso, e fazer um buraco suficientemente grande para assim poder acomodar bem as raízes das mudas que serão colocadas ali, lembre-se sempre de fazer tudo com muito cuidado. Após colocar a muda no buraco feito, preencha com mais substrato ao redor das raízes, até chegar ao nível do solo. Após esse passo, recomenda-se pressionar o solo levemente para ajudar a firmar a fixação da muda.
Cuidados
Os cuidados necessários para um crescimento saudável, são básicos. Manter em um lugar com uma boa exposição solar, regar sempre que verificar que o substrato esta completamente seco. Sempre evite o encharcamento, uma vez que a suculenta armazena água nas próprias folhas.
Por fim, a babosa não exige muitos cuidados além dos que listamos acima, recomenda-se a utilização de um fertilizante específico para essa espécie, a cada 2 ou 3 meses.
Lembre-se sempre que a babosa pode se espalhar de forma rápida, então sempre considere onde será o plantio para estar preparado para essa situação.