O seu canal diário de Notícias

Veja como sacar o abono salarial nesta segunda-feira, 17

Abono salarial de 2023 começa a ser pago pela Caixa Econômica Federal para nascidos em maio e junho.

Segunda-feira, 17 de abril de 2023, por Maria Fagundes – Novidades para quem está a espera do abono salarial. Nesta segunda-feira, a Caixa Econômica Federal informou que o abono salario de 2023, será pago hoje para os trabalhadores que nasceram em maio e junho. 

Além disso, também foi adicionado nesta rodada, alguns trabalhadores com o os seguintes meses de nascimento: janeiro, fevereiro, março e abril. Sendo apenas para quem não recebeu o abono no primeiro e segundo lote.

Abono salarial
Abono salarial

Entenda mais sobre o abono salarial

Sendo assim, oabono salarial é um benefício concedido aos trabalhadores no Brasil com o objetivo de complementar a renda e promover a distribuição de recursos para os trabalhadores de baixa renda. Ele é pago anualmente pelo Programa de Integração Social (PIS) e pelo Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) e é destinado a trabalhadores que atendem a determinados critérios estabelecidos pelo governo.

Anuncios

Contudo, para ter direito ao abono salarial, o trabalhador precisa cumprir alguns requisitos, como ter registro formal em carteira de trabalho por pelo menos 30 dias no ano-base de referência, ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base, estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos, entre outros critérios específicos.

O valor do abono salarial varia de acordo com o tempo de trabalho formal registrado durante o ano-base sendo proporcional aos meses trabalhados.  Sendo o valor mínimo equivalente a 1/12 do salário mínimo vigente. O abono salarial pago pela Caixa Econômica Federal aos trabalhadores da iniciativa privada vinculados ao PIS. E pelo Banco do Brasil aos servidores públicos vinculados ao PASEP.

Portando, importante destacar que o abono salarial não é um benefício continuado. Ou seja, acabará sendo solicitado pelo trabalhador dentro do prazo estabelecido pelo governo para cada calendário de pagamento. Desse modo, ele é uma forma de complementar a renda dos trabalhadores de baixa renda e contribuir para a promoção da justiça social e distribuição de recursos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais