SURPRESA BOA: Notícia mais aguardada pelos trabalhadores é anunciada e aumento cairá direto na conta
FGTS pode ter aumento significado nos próximos meses
Natal, sexta-feira, 19 de maio por Laysa Lana – Uma notícia caiu como um verdadeiro presente nas últimas semanas, quando o STF reuniu os seus ministros em uma votação solene para votar mudanças do FGTS, podendo ocorrer alterações significativas que irão beneficiar os centenas de trabalhadores brasileiros.
Tudo isso por que a lei vigente do FGTS garante uma correção de 0,32% e que não considera o índice de inflação do país, o que é injusto, pois os trabalhadores acabam recebendo um valor bem inferir ao que realmente seria justo.
Então, o STF quer alterar o FGTS e beneficiar os trabalhadores, colocando o IPCA ou INPC para reajustar os valores e portanto o pagamento será feito de acordo com o nível de inflação do Brasil, o que provavelmente irá aumentar os valores do benefícios para os cidadãos brasileiros.
Tem até especialistas dizendo que os trabalhadores podem entrar com ação contra o Governo, para que a correção seja feita já que a atual taxa foi dita como inconstitucional e desde 1999 deveria ser corrigido.
Contudo, para ter a quantia do FGTS aumentada, a lei precisa ser aprovada pelo Supremo, o que pode acontecer nas próximas semanas, já que o Governo Federal já deu indícios que tem desejo de fazer atualizações no benefício, após falas do ministro do Trabalho e Emprego, o Luiz Marinho (PT).
Para quem não sabe, o ministro do Governo Lula confirmou que atualmente a lei que rege o FGTS é injusta e tem o total interesse em fazer alterações com vistas a beneficiar o trabalhador.
Como será o aumento do FGTS?
Após a correção do benefício, os trabalhadores irão receber o valor do benefício de acordo com IPCA ou INPC, o que irá fazer a quantia ter um aumento, assim como aconteceu com o salário mínimo neste mês de maio.
É a partir desse reajuste que Lula também quer alteração o salário mínimo para R$ 1.441,00 para 2024, ou seja, após as correções dos índices, é bem possível que todos os trabalhadores sejam beneficiados, mas ainda não sabemos dados em relação a porcentagem do aumento ou quantia.
- Veja também: ALERTA: Quem têm carteira assinada receberá R$ 6 mil extra e lista com CPF é revelada