O seu canal diário de Notícias

Seguro-desemprego 2023: saiba das regras atualizadas!

O seguro desemprego é uma ajuda em dinheiro que quem é demitido pode receber.

Londrina, domingo, 9 de julho de 2023. Por Luciana Bataglia – Perder o emprego é muito ruim. Mas o desespero de ser ver sem salário pode melhorar quando se conhece os benefícios sociais garantidos por lei.

O seguro-desemprego é uma quantia que o governo paga para pessoas que perderam seus empregos em algumas situações. Ele pode ajudar quem foi demitido até ele se recolocar no mercado de trabalho.

Quem tem direito ao seguro-desemprego?

Quando alguém é demitido sem justa causa, trabalhava no mínimo seis meses com a carteira assinada, vai ter direito de receber o seguro-desemprego. Se ele não tiver outro emprego, que levava ao mesmo tempo ao que foi dispensado, ele pode receber.

Se a pessoa tiver outro trabalho, ela perde o direito ao seguro-desemprego, pois ele é uma ajuda até encontrar outro e não mais um trabalho. Ela também perde o direito a esse benefício se ela receber pensão ou outra quantia do governo.

Anuncios

Existem regras para receber?

Existem regras até que rigorosas para receber o seguro-desemprego. Ele é relativamente simples de conseguir, mas depende de algumas coisas. A pessoa precisa ter trabalhado no mínimo 6 meses para receber três parcelas de seguro. Se ela trabalhou 12 meses, vai receber quatro parcelas do seguro e se ela trabalhou 24 meses ou mais, ela vai receber o máximo de parcelas, que é cinco.

O valor das parcelas também é diferente para cada caso, existe um cálculo que é feito quando se solicita. Ela é baseado numa média salarial, dependendo de quanto foram os últimos salários desse empregado.

Quem tem CNPJ, mesmo que a empresa esteja inativa não pode receber o seguro-desemprego. Já quem é MEI e foi demitido de uma empresa sem justa causa, se estiver dentro de tudo que a lei pede, pode receber o seguro-desemprego.

Como pedir e receber o seguro-desemprego?

Anuncios

Para receber o seguro, é só baixar o app da Carteira de Trabalho, solicitar com o código dado pelo empregador que dispensou os serviços do funcionário e cadastrar uma conta para receber. É simples e prático.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais