O seu canal diário de Notícias

Rescisão de contrato de trabalho: como calcular quanto você vai receber

Calculando sua rescisão contratual: descubra o valor a receber no encerramento do trabalho

Londrina, segunda-feira, 03 de julho de 2023 por Luciana Bataglia – Se você saiu do trabalho ou está pensando nessa possibilidade, é necessário ter em mente algumas coisas. Hoje vamos bater um papo sobre um assunto que costuma deixar muita gente com a cabeça fervendo: rescisão de contrato.

Afinal, quando estamos prestes a encerrar um ciclo de trabalho, bate aquela ansiedade para saber quanto dinheiro vai cair na nossa conta, não é mesmo? Mas calma, respire fundo e acompanhe este post. Aqui, vou te mostrar como calcular quanto você vai receber na hora da rescisão do contrato de trabalho. Preparados? Então, vamos lá!

Anuncios

Como calcular a rescisão de contrato

  • Verifique seu tempo de serviço

O primeiro passo é saber quantos anos, meses e dias você ficou na empresa. Essa informação é essencial para calcular alguns dos benefícios da rescisão, como o aviso prévio e as férias proporcionais.

  • Aviso prévio

O aviso prévio é aquele período em que você precisa trabalhar ou receber o pagamento correspondente caso a empresa não exija sua presença. Para calcular o valor, some o seu salário-base aos adicionais fixos, como horas extras e comissões, e divida por 30 (dias). Em seguida, multiplique pelo número de dias de aviso prévio a que você tem direito.

Anuncios

  • Férias proporcionais

Agora é hora de calcular as férias proporcionais. Some seu salário-base e os adicionais fixos novamente, divida por 12 (meses) e multiplique pelo número de meses trabalhados. Simples assim!

  • Décimo terceiro salário

O décimo terceiro salário é calculado dividindo o seu salário-base mais os adicionais fixos por 12 (meses). Em seguida, multiplique pelo número de meses trabalhados.

  • Saldo de salário

Anuncios

Por fim, não podemos esquecer do salário referente aos dias trabalhados no último mês. Simplesmente multiplique seu salário-base pelo número de dias trabalhados e divida por 30 (dias). Ficou mais claro agora como calcular quanto você vai receber na sua rescisão contratual? Lembre-se de que existem outros fatores a serem considerados, como descontos de INSS e Imposto de Renda, por exemplo. Essas informações variam de acordo com cada caso e é sempre bom consultar um profissional especializado para não deixar nada passar batido.

Agora que você tem uma noção de como funciona o cálculo. Pode ficar mais tranquilo na hora de fazer as contas. É importante conhecer seus direitos e garantir que você esteja recebendo o que é devido. Ah, e caso tenha alguma dúvida específica sobre o seu caso, não hesite em buscar orientação jurídica.

Espero ter ajudado vocês a entenderem um pouco mais sobre esse assunto. Se gostaram do post, deixem seus comentários e compartilhem com os amigos. Até a próxima, galera!

Deixe o Seu Comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais