Nudecon-TO em ação: orientação e suporte para acabar com as dívidas no Tocantins
Negocie suas dívidas. Faça parte do Desenrola Brasil e recupere sua estabilidade financeira.
Londrina, terça-feira, 11 de julho de 2023. Por Luciana Bataglia – O governo federal quer diminuir o número de pessoas endividadas no Brasil. Então, criou o programa ‘Desenrola Brasil’, um programa que vai facilitar o pagamento das dívidas de algumas pessoas.
O Nudecon-TO vai ajudar
O Núcleo Especializado de Defesa do Consumidor (Nudecon) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) é um órgão que orienta e ajuda consumidores a lidar com questões financeiras.
Esse órgão está dando todo o suporte e orientação para que os endividados do estado de Tocantins possam aproveitar a oportunidade de negociar suas dívidas e conseguirem ficar com o nome limpo e possibilidade de investimento.
O programa Desenrola Brasil
No mês passado foi lançado o programa que vai ajudar na negociação de dívidas para pessoas físicas. Não é todo mundo que pode participar, existem algumas restrições.
As pessoas que fazem parte da Faixa I, são aquelas que ganham até dois salários mínimos e devem até R$5 mil. Essa dívida tem que ter sido feita entre primeiro de janeiro de 2019 a trinta e um de dezembro de 2022.
Podem ser negociadas dívidas de bancos, de água, luz, telefone e comércio. Já dívidas de imóveis, consignados rurais e assuntos mais complexos não podem ser negociadas pelo programa.
Existe também a possibilidade de fazer parte da Faixa II, que são pessoas que ganham até R$20 mil e tenham dívidas com bancos feitas até o dia 31 de dezembro de 2022.
Espera-se que mais de 30 milhões de brasileiros sejam beneficiados nesse programa. O país nunca esteve tão endividado e muitas famílias precisaram abrir mão de suas contas para garantir seu sustento.
Para participar dessas negociações, as pessoas precisam se cadastrar no CadÚnico e fazer tudo pela conta Gov.br, é simples e fácil. Os moradores de Tocantins vão receber todas as orientações necessárias pela Defensoria Pública e podem ficar sossegados sobre os procedimentos a serem tomados.