Não corra o risco de perder o Bolsa Família! Veja o que fazer para garantir o benefício
Bolsa Família pode ser bloqueado se irregularidades forem encontradas
São Gonçalo do Sapucaí, domingo, 14 de maio, por Igor Gouvêa – O Governo Federal está realizando filtragem de dados no Cadastro Único (CadÚnico). Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, a intenção é encontrar irregularidades em beneficiários que não atendam aos requisitos necessários e estão tirando a oportunidade de quem realmente precisa dos benefícios, como o Bolsa Família, por exemplo.
Todavia, ao sofrer o bloqueio do CadÚnico, o repasse do Bolsa Família também é suspenso. Isso acontece porque o segurado precisa cumprir o requisito de estar cadastrado no CadÚnico para receber o benefício. Desse modo, muita gente está sendo bloqueada equivocadamente e está perdendo sua única fonte de renda.
Nesse sentido, quem for bloqueado precisa comparecer ao CRAS do seu município e realizar o recadastramento. O Ministério do Desenvolvimento Social dá o prazo de 60 dias para se recadastrar. Após esse período, o segurado perde o Bolsa Família definitivamente.
No entanto, se o segurado se dirigir ao CRAS e levar os documentos necessários de todos os beneficiários de sua família, ele terá seus dados atualizados e terá chance de voltar a receber o benefício.
Como saber se meu Bolsa Família pode sofrer bloqueio?
Para ter o Bolsa Família bloqueado precisa constar alguma irregularidade no Cadastro Único do beneficiário. Dessa forma, para conferir se os seus dados estão regularizados, basta acessar o site ou aplicativo do CadÚnico. Os dados podem ser vistos também por meio do Portal Cidadão da Caixa Econômica Federal.
Além disso, é importante frisar também que, os segurados com irregularidades em seu cadastro, geralmente são notificados via SMS ou através do aplicativo oficial do Bolsa Família.
Assim sendo, se for o seu caso, e você receber alguma notificação, compareça o mais rápido possível ao CRAS e realize seu recadastramento. Se seus dados não forem atualizados, da próxima vez a notificação será para informar o bloqueio do seu benefício. É muito mais fácil se prevenir do que perder o Bolsa Família por descuido.