Trabalhadores com carteira assinada terão direito a saque de até R$ 6.620,00 e lista de CPFs é divulgada”
Benefício precisa ser sacado o quanto antes
Natal, quarta-feira, 17 de maio de 2023, por Laysa Lana – Aqueles trabalhadores brasileiros que possuem a carteira assinada, acabam de receber uma excelente notícia, pois foi anunciado que quem nunca realizou saques do FTGS, importante benefício garantido aos cidadãos que trabalham pelo regime CLT, poderão receber a bagatela de até R$ 6.620,00 por CPF.
O anúncio caiu como um presente para os trabalhadores que, de sol a sol, levam o seu ofício para suas empresas, garantindo renda e uma vida digna para suas famílias.
A medida incluiu os cidadãos que residem em Rio Branco, no Acre, Valença, no Rio de Janeiro e Igarapé, Pará. Ainda sem previsão para outros Estados do Brasil, o saque somente está sendo possível por causa das fortes chuvas que assolaram essas cidades.
O saque calamidade pública, como foi chamado, é um benefício que está sendo concedido apenas para essas cidades específicas, para contribuir com as consequências das fortes chuvas, elevando a economia do Estados e proporcionando uma melhor qualidade de vida para os trabalhadores que moram no local e assim possuem CPF atrelado a esta localidade.
Então, se você é trabalhador com carteira assinada e mora nessas localidades, saiba que tem o direito de solicitar o saque, solicitando o benefício através do aplicativo do FGTS.
Quando será liberado o valor do benefício?
Para o valor ser liberado, o trabalhador precisa ter saldo no FGTS, bem como não ter sacado nenhum valor nos últimos 12 meses.
Além disso, o saque somente é liberado para os trabalhadores com carteira assinada, após a cidade ou o Estado declarar situação de calamidade pública, até 30 dias após a situação de tragédia na localidade.
Ao passar deste prazo, o trabalhador não receberá o saque calamidade do FGTS, portanto não terá mais o direito de solicitar o benefício.
Vale mencionar ainda que provavelmente nos próximos meses o ministro do trabalho do Governo Lula, irá fazer alterações no FGTS, já que ele mesmo concedeu uma entrevista recente, falando que acha uma injustiça a forma como vem sendo programada o saque-aniversário do benefício.
As mudanças, que ficarão para o próximo semestre, tendem a ser favoráveis aos trabalhadores que têm carteira assinada, pois de acordo com a fala do ministro, atualmente a proposta acaba prejudicando o trabalhador, que acaba ficando sem poder fazer saques em sua conta.