Beneficio e Auxílios

Empréstimo consignado liberado para quem está inscrito no CadÚnico

Publicado por
Igor Gouvê

São Gonçalo do Sapucaí, Domingo, 11 de junho, por Igor Gouvêa – Foi aprovado um novo empréstimo consignado para os usuários do Cadastro Único (CadÚnico). Em 2022, milhares de beneficiários conseguiram crédito semelhante a este. Contudo, essa linha de crédito foi suspensa por ser considerada de risco muito alto.

Nesse sentido, em 2023, com as alterações realizadas pela Medida Provisória que mudou o Bolsa Família, o empréstimo consignado voltou, mas dessa vez com algumas mudanças. O novo consignado promete juros mais baixos, por exemplo. Tal iniciativa serve como uma forma de auxiliar segurados idosos de baixa renda e deficientes para que eles não gastem tanto.

O empréstimo consignado já foi aprovado tanto pela Câmara dos Deputados como pelo Senado Federal. Todavia, é necessário passar ainda pela aprovação e sanção do Presidente da República, para que realmente ele entre em vigor. Somente após a aprovação do presidente é que a linha de crédito terá início efetivamente. Nesse caso, como o presidente ainda não aprovou e sancionou a medida, é difícil confirmar quais instituições financeiras já estão preparadas para oferecer o empréstimo consignado.

Empréstimo consignado liberado para quem está inscrito no CadÚnico – Foto: Reprodução

Reprodução: internetSegundo o texto aprovado pelos parlamentares, os segurados do Benefício de Prestação Continuada (BPC) estão aptos para usar por volta de 35% do benefício social como base para a realizar o empréstimo consignado. No entanto, apenas 30% será destinado ao financiamento, os 5% restantes serão encaminhados para pagamento de dívidas, como do cartão de crédito, por exemplo.

Como consigo o novo empréstimo consignado?

Inicialmente, para ter direito ao acesso ao empréstimo consignado, é fundamental que o segurado seja beneficiário do BPC. Se for o seu caso, procure o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da sua cidade e se informe mais detalhadamente. Entretanto, se você não for cadastrado no CRAS, você pode se inscrever no momento em que estiver lá buscando informações. Será necessário se cadastrar no CadÚnico, porque só terá direito ao BPC quem estiver inscrito no CadÚnico.

Dessa forma, para requerer o empréstimo consignado é necessário procurar os canais de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Isso pode ser feito pelo número de telefone 135, pelo aplicativo do INSS no celular, pelo site do Instituto ou em alguma agência da Previdência Social.

Por fim, fique atento às novas movimentações do governo federal. Caso o Presidente da República sancione o novo empréstimo consignado, ele entrará definitivamente em vigor e você poderá solicitá-lo caso preencha os requisitos necessários.

Igor Gouvê

Sou redator web há três anos. Atuo como copywriter e roteirista. Tenho direito como formação e redação publicitária e jornalística como paixão. Sou cinéfilo e pretendo ainda me especializar em roteiros para cinema.