Categorias: Beneficio e Auxílios

Idosos podem ganhar um salário mínimo do governo, garantido por lei! Saiba como

Publicado por
Luciana Bataglia

Londrina, domingo, 9 de julho de 2023. Por Luciana Bataglia – Desde 1994, existe a Política Nacional do Idoso. É uma lei que apareceu para que pessoas mais velhas tenham condições de comprar comida, pagar contas e ter direitos que todo mundo que trabalha tem.

Como eles não conseguem mais trabalhar como antes, o governo federal dá um salário mínimo mensal para a pessoa idosa poder comprar comida, remédios e suas coisinhas. Esse dinheiro é garantido por essa lei tão importante.

Como conseguir esse dinheiro?

Para conseguir essa ajuda do governo, a pessoa da terceira idade precisa mostrar que nunca pagou o INSS e nunca teve um trabalho que pagasse por isso. Ele também tem que provar que não pode receber dinheiro vindo de aluguel, nem de pensão de alguém que já morreu.

A ajuda não é uma aposentadoria do INSS e não passa para filhos ou netos depois que o idoso morrer. Para ter direito a esse dinheiro, alguém precisa colocar os dados do idoso no CadÚnico. Quem tem idoso na família precisa cuidar bem deles e garantir que todos os documentos estejam corretos e atualizados.

O idoso não precisa ir ao banco e nem ao INSS para pedir o benefício. Se todos os dados estiverem certos, dá para pedir pela internet, no aplicativo Meu INSS. Por isso é bom manter todos documentos certos, com tudo organizado é muito fácil e rápido conseguir.

Por que esse benefício é importante?

O Brasil, desde 2020, tem 14% da população acima dos 60 anos. O governo acha que até 2060, os idosos serão um terço da população. E eles precisam de ajuda para muitas coisas, por isso o dinheiro pode ajudar muito.

Se você conhece alguém que precisa, mande essas informações. Muitas vezes, alguns velhinhos não têm acesso à internet e nem sabem que existe essa ajuda e estão perdendo tempo sem tentar receber.

Luciana Bataglia

Professora de redação, redatora e revisora. Apaixonada por leitura e escrita desde criança. Graduou-se em Letras e especializou-se em revisão textual e produção de conteúdo.