Como se inscrever no CadÚnico sem a documentação completa? Fique por dentro!
Mesmo sem os documentos, o cadastro no CadÚnico pode ser feito
São Gonçalo do Sapucaí, terça-feira, 16 de maio, por Igor Gouvêa – O Cadastro Único (CadÚnico) foi criado pelo governo com o intuito de facilitar aos cidadãos de baixa renda a conquista de benefícios sociais. Só para exemplificar, programas como Auxílio Gás e Bolsa Família, só poderão ser solicitados caso o indivíduo possua cadastro no CadÚnico.
O procedimento para cadastramento é muito simples. Inicialmente, é preciso que o responsável pela família compareça ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do seu município e leve a documentação necessária.
Geralmente, os documentos exigidos são CPF e título de eleitor do responsável familiar, Neste caso, para os demais integrantes da família é possível levar qualquer documento oficial de identificação, como CPF, RG, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento.
Desse modo, com a documentação em mãos, o responsável familiar vai informar os dados referentes à sua família e então seu cadastro no CadÚnico será realizado com sucesso.
Como me inscrever no CadÚnico se eu não tiver documentos?
Em muitos casos, existem pessoas que não possuem a documentação necessária. Entretanto, ainda que sem os documentos, é possível realizar o cadastro no CadÚnico. O atendente do CRAS seguirá o procedimento normalmente, realizando entrevista com o cidadão e passando as orientações para tirar o documento que faltar.
A saber, há ainda muitas pessoas cujo registro de certidão de nascimento nunca foi feito. Nesses casos, é simples e gratuito tirar a primeira via da certidão de nascimento.
É importante frisar que, se o responsável familiar, no ato da realização do cadastro no CadÚnico, não apresentar toda a documentação necessária de cada membro da família, o cadastro ficará com falhas e a família não estará apta para participar de programas sociais, como o Bolsa Família, por exemplo.
No entanto, mesmo nos casos em que houver falta de documentos, é essencial realizar o cadastro, porque o governo deverá providenciar meios para que a família receba a documentação completa.
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Portanto, pode-se compreender que é possível sim realizar o cadastro no CadÚnico mesmo sem a documentação completa. Contudo, para efetivar o cadastro completo, o responsável familiar deverá seguir as orientações do atendente e providenciar os documentos que estiverem faltando. Somente com o cadastro totalmente preenchido é que a família terá direito aos benefícios sociais.