Beneficio e Auxílios

Bolsa Família: mês de julho terá alta nos bloqueios do benefício

Publicado por
Igor Gouvê

São Gonçalo do Sapucaí, terça-feira, 04 de julho, por Igor Gouvêa – O Bolsa Família deve passar por mais uma grande filtragem esse mês, segundo informações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. O intuito é retirar do programa as famílias que estão em situação irregular, recebendo o benefício sem necessidade e manter apenas quem realmente precisa do dinheiro.

As famílias que estiverem sob suspeita de cadastro irregular no CadÚnico deverão atualizar seus dados e comprovar que preenchem todas as regras para participar do programa social. Em 2023, milhares de famílias já perderam o benefício após terem sido identificadas irregularidades em seu cadastro.

Em abril, o governo iniciou uma atualização nos sistemas responsáveis pelo repasse do Bolsa Família. Em junho, após o fim dessa atualização, foram pagos os retroativos e foram realizados os desbloqueios para as famílias que comprovaram sua situação e adequação ao programa.

O Bolsa Família costuma bloquear os irregulares no início do mês. Dessa forma, quando chega a data do repasse dos valores, apenas os beneficiários aprovados e definidos receberão o dinheiro. O restante terá seu programa social bloqueado. Provavelmente, as famílias que apresentaram irregularidades nos últimos dois meses e continuaram recebendo o benefício, serão bloqueadas em julho.

Bolsa Família: julho terá alta em bloqueios – reprodução internet

Reprodução: internetTodavia, não é preciso temer pelo dinheiro. É aconselhado que as famílias esperem até que os dados do Bolsa Família de julho sejam disponibilizados, o que acontece por volta do dia 10. Após, é necessário conferir se a família foi bloqueada ou continuará recebendo os valores normalmente.

Meu Bolsa Família foi bloqueado, o que devo fazer?

Não há motivo para pânico caso o seu Bolsa Família tenha sido bloqueado. Inicialmente, você deverá reunir todos os documentos pessoais seus e de todos os membros do seu grupo familiar. Além disso, será necessário ter em mãos o comprovante de residência atualizado, atestados de frequência escolar das crianças e adolescentes, e a comprovação de que os menores de 18 anos estão com todas as vacinas em dia.

Tendo em mãos toda a documentação, compareça ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do seu município e atualize seus dados familiares. Vale lembrar que durante o período em que seu Bolsa Família estiver bloqueado, sua família não será contemplada pelo benefício.

Somente após o desbloqueio é que o seu benefício voltará a ser pago normalmente. Além do mais, os valores não recebidos durante o bloqueio serão pagos de uma única vez após a liberação, são os chamados retroativos.

Desse modo, o mais importante a se fazer é atualizar os seus dados no CadÚnico o quanto antes para evitar o bloqueio do Bolsa Família. Compareça ao CRAS do seu município com os documentos já mencionados acima e atualize o seu cadastro.

Igor Gouvê

Sou redator web há três anos. Atuo como copywriter e roteirista. Tenho direito como formação e redação publicitária e jornalística como paixão. Sou cinéfilo e pretendo ainda me especializar em roteiros para cinema.