Beneficio e Auxílios

5 principais exigências para participar do Bolsa Família

Publicado por
Igor Gouvê

São Gonçalo do Sapucaí, segunda-feira, 05 de junho, por Igor Gouvêa – O Bolsa Família voltou em 2023 com novas regras e exigências para quem deseja se tornar beneficiário. Nesse ínterim, são exigidas algumas atitudes para que a família receba o benefício.

Além disso, os requisitos essenciais também valem para permanecer recebendo o Bolsa Família. Isto é, caso alguma família beneficiária descumpra alguma das exigências, ela pode perder o benefício totalmente. As regras servem para estimular que os usuários do programa social tenham cuidados com a saúde e educação sua e de sua família.

Veja abaixo as 5 principais exigências para participar e permanecer no Bolsa Família:

  1. Realizar acompanhamento pré-natal das gestantes;
  2. Verificar constantemente a nutrição das crianças menores de seis anos, ou seja, garantir uma boa alimentação para elas;
  3. Estar em dia com a vacinação, tanto de adultos quanto de crianças;
  4. Beneficiários que tenham entre seis e 18 anos incompletos devem apresentar frequência escolar mínima de 75%;
  5. Crianças de quatro a cinco anos devem apresentar frequência escolar de pelo menos 60%.

Além do mais, vale lembrar que, sempre que a criança for levada ao posto de saúde para ser vacinada ou quando realizar a matrícula escolar, é importante informar que é beneficiária do Bolsa Família.

Dessa forma, as exigências têm a intenção de reforçar a importância do mínimo básico para sobrevivência. Essas medidas buscam facilitar o acesso dos beneficiários a uma saúde de qualidade, boa educação e saneamento básico.

O que fazer para me cadastrar no Bolsa Família?

Inicialmente, é necessário que o responsável familiar compareça ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de sua cidade e se inscreva no Cadastro Único (CadÚnico). Além disso, quando for ao CRAS é fundamental ter em mãos todos os documentos dos membros da família, como identidade, CPF, título de eleitor e certidão de nascimento, por exemplo.

No entanto, é importante saber que apenas se cadastrar no CadÚnico não vai garantir o recebimento do Bolsa Família. Os dados da família serão analisados e, caso o programa social considere aquele grupo familiar apto para participar, então o benefício é liberado.

Portanto, se você e sua família estão dentro das regras e exigências para participar do Bolsa Família, não perca tempo e procure o CRAS do seu município e solicite a participação no programa social. Todo mês é realizada uma análise para conceder chance para novas famílias entrarem no programa.

Igor Gouvê

Sou redator web há três anos. Atuo como copywriter e roteirista. Tenho direito como formação e redação publicitária e jornalística como paixão. Sou cinéfilo e pretendo ainda me especializar em roteiros para cinema.