Após caso de remédios vencidos e falta de itens, Vicentinho propõe Farmácia Cidadã Digital no Tocantins

Após caso de remédios vencidos e falta de itens, Vicentinho propõe Farmácia Cidadã Digital no Tocantins
Foto: Divulgação/Ascom

O candidato ao Governo do Tocantins Vicentinho Júnior propõe criar a Farmácia Cidadã Digital, uma plataforma para integrar informações sobre os estoques de medicamentos das redes estadual e municipais de saúde.

A ideia, prevista no plano de governo do candidato, é permitir o acompanhamento da disponibilidade dos remédios e antecipar a necessidade de reposição.

A proposta foi apresentada depois de uma inspeção da Defensoria Pública do Tocantins no Centro de Abastecimento Farmacêutico do Estado, em Palmas.

Na vistoria realizada em 24 de agosto, a instituição encontrou medicamentos vencidos armazenados no local e, ao mesmo tempo, identificou falta de itens considerados essenciais para o atendimento da rede pública. A DPE-TO comunicou o caso aos órgãos de controle e pediu providências.

Remédios vencidos e falta de medicamentos

O problema encontrado pela Defensoria expôs uma situação que o sistema proposto por Vicentinho pretende enfrentar: ter produtos parados no estoque enquanto outros medicamentos estão em falta na rede pública.

Na época da inspeção, a Secretaria de Estado da Saúde informou que mantém o acompanhamento dos estoques, incluindo validade, armazenamento e distribuição, e anunciou a abertura de processo administrativo para apurar as circunstâncias relacionadas aos produtos encontrados.

A pasta também afirmou que medicamentos vencidos são destinados ao descarte por empresa especializada, conforme as normas sanitárias.

O que prevê a Farmácia Cidadã Digital

Segundo a proposta apresentada pelo candidato, a plataforma permitiria saber onde determinado medicamento está disponível e em quais unidades há necessidade de reposição.

A intenção é utilizar essas informações para orientar o planejamento das compras e a distribuição dos produtos.

Vicentinho relacionou a proposta diretamente ao episódio identificado pela Defensoria.

“Não podemos aceitar remédio vencendo no estoque enquanto tem gente precisando de medicamento para continuar o tratamento. Com informação integrada e tecnologia, vamos saber onde tem remédio, onde está faltando e agir antes que o problema chegue ao cidadão. É cuidar melhor do dinheiro público e, principalmente, cuidar das pessoas”, afirmou.

A proposta, neste momento, é uma promessa de campanha. Não há, portanto, uma plataforma em funcionamento para avaliar se o modelo produziria os resultados previstos pelo candidato.

Caso está sob apuração

A Defensoria informou que encaminhou o resultado da inspeção aos órgãos de controle. A quantidade total de medicamentos vencidos, o valor correspondente aos produtos e as circunstâncias que levaram os itens a perderem a validade ainda são objeto de apuração.

A Farmácia Cidadã Digital é apresentada por Vicentinho como uma das medidas para reduzir desperdícios e evitar desabastecimento na rede pública, utilizando dados integrados entre as diferentes esferas de gestão da saúde.

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias